Próximos eventos

O Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) convida a comunidade acadêmica para mesa redonda sobre os 30 anos do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC). A atividade contará com palestras dos ex-diretores do CEPPAC, professores Benício Viero Schmidt, Danilo Nolasco Marinho, e Cristhian Teófilo da Silva que debaterão a trajetória do CEPPAC até sua recente transformação em ELA.
Data: 21 de junho, quarta-feira, 14 horas e 30 minutos.
Local: Auditório do Prédio Multiuso II

Eventos realizados

2017

Trinta anos de Estudos Comparados sobre as Américas e Lançamento do Departamento de Estudos Latino-Americanos - ELA 
 
O Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) convida toda a comunidade acadêmica para comemorar os trinta anos do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas, CEPPAC-UNB, e sua recente transformação em Departamento de Estudos Latino-Americanos. 
A ocasião contará com lançamentos, apresentações artísticas, coquetel e com a palestra do cientista político e fundador do CEPPAC, Prof. Dr. Benício Schmidt, sobre "A grande transição e as Ciências Sociais".
tema significativo para o momento vivido pelo continente americano nesta segunda década do Século XXI. Enfim, um evento aberto para toda a comunidade e importante para a confirmação de Brasília e de sua universidade como principal centro irradiador do saber no Brasil e referência continental.  
Serviço:
Comemoração dos 30 anos do CEPPAC e lançamento do  Departamento de Estudos Latino-Americanos
Onde e Quando: Dia 17.05.17
Horário: 17horas. Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais da UNB, ICS.
CONTATO- Prof. Camilo Negri / Profa. Rebecca Lemos Igreja. 
Tel- (61)3107-5803 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

2016

Curso: "Pensamento Crítico Caribenho" 

la conquista energia

Félix Valdés

(Universidad de La Habana)

El presente curso se dedica al estudio del pensamiento crítico del Caribe. Su propósito fundamental es conocer y debatir la significativa obra de pensamiento de la región insular de Nuestra América, de escasa difusión para los estudiosos de los países continentales, como de las islas caribeñas entre sí. En él serán tratados los problemas fundamentales sobre los cuales han pensado sus intelectuales críticamente, tales como la relectura de la historia antillana a partir de sus coordenadas, la significación de las revoluciones sucedidas en la región, el problema del negro y, en estrecha relación con ello, el concepto negritud, la relación entre dependencia e independencia, el cuestionamiento de los presupuestos epistémicos sobre los cuales se puede conocer y transformar esta realidad histórico-concreta, teorías como la teoría económica de la plantación, los conceptos del discurso antillano y los aportes del pensamiento feminista negro, entre otros.

A lo largo del curso se leerán y analizarán fragmentos de textos principales de autores como J. Martí, F. Ortiz, N. Guillén, A. S. Pedreira, J. Mañach, A. Carpentier, C. L. R. James, Elsa Goveia, Aimé Césaire, Frantz Fanon, Eric Williams, J. Bosch, George Lamming, Walter Rodney, Édouard Glissant, René Depestre, N. Girvan, P. Henry, A. Benítez Rojo, Sylvia Wynter, expresión de una amplia obra crítica desarrollada en la región que rebasa las formas tradicionales, disciplinares de la ciencia y el pensamiento occidental para disentir, trasgredir e indisciplinarlo, y así procurar un conocimiento profundo de la región.

Local: CEPPAC – MULTIUSO II, Térreo.

Datas: 6,7 e 8 de dezembro de 2016

Inscrição Gratuita na Secretaria do Ceppac

Aberto ao público

Universidade de Brasilia - UnB

Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas – CEPPAC

Grupo de Estudos Comparados México, Caribe, Centro América e Brasil – MeCACB


- Lançamento do Relatório do Observatório Internacional das Migrações (OBMigra)

CONVITE

O Conselho Nacional de Imigração (CNIg) convida  para o lançamento técnico do Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), sobre a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro.

DIA: 07/12/2016

HORA: 11h

LOCAL: Rio de Janeiro - Centro de Convenções Sul América, Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova (no marco do evento do IBGE, 3ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais (INFOPLAN)

Os dados serão debatidos pelos palestrantes:

Paulo Sérgio de Almeida - Presidente do CNIg

Helion Povoa Neto -  UFRJ/NIEM

Tadeu de Oliveira - IBGE/OBMigra

Leonardo Cavalcanti - UnB/OBMigra/CEPPAC

Luiz Alberto Matos dos Santos - MTb/CNIg

O Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) 2016 apresenta uma análise pormenorizada dos dados sobre a presença dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro, a partir de dados inéditos oriundos das bases de dados – Polícia Federal, Ministério da Justiça, Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério das Relações Exteriores. O Observatório das Migrações Internacionais, OBMigra, foi instituído a partir de um termo de cooperação entre o Ministério do Trabalho (MTb) e a Universidade de Brasília (UnB).

Paulo Sérgio de Almeida – Presidente do CNIg


- Ciclo de Debates Políticos Latino-Americanos

Apresentação

Vivemos um momento de reveses e golpes na conjuntura política e econômica em nossa região. Estas circunstâncias se somam a processos e problemas de longa duração como a desigualdade social, a discriminação racial, conflitos armados, violência etc. O engajamento reflexivo e crítico com a realidade e o presente se faz urgente e necessário para aguçar a “consciência crítica da sociedade”, na feliz expressão de Florestan Fernandes, e para romper com a apatia política e o conformismo acadêmico, como propunha Darcy Ribeiro.

Nesse sentido, buscamos oferecer um espaço de encontro e diálogos sobre processos políticos em curso em países latino-americanos e caribenhos. Esperamos disseminar ideias, posicionamentos e conteúdos bem informados que contribuam para a compreensão da trama complexa que sustenta esses fenômenos contemporâneos e os desafios que os mesmos interpõem à democracia, cidadania, liberdade e demais direitos conquistados pelas sociedades e povos latino-americanos e caribenhos.

Metodologia: Círculos de diálogos horizontais e pluriversos - aula protesto aberta a tod@s interessad@s.

Local: Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas (CEPPAC), Multiuso II, Térreo

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-D.F.

Organizadoras

Delia Dutra

Elizabeth Ruano Ibarra

Lília Gonçalves Magalhães Tavolaro

Cristhian Teófilo da Silva

Primeiro Debate

041113 paz prensarural 1

Acordo de paz na Colômbia: histórico das tentativas de paz com as FARC

21/10/16, sexta-feira, 14h

Vanessa Ortiz

Elizabeth Ruano Ibarra

Lucas Vargas

Adriana Trujillo

Segundo Debate

 vivas mujeres

Violência contra as Mulheres no Brasil e no México

01/12/16, quinta-feira, 10h

Cláudia Macedo

Luisa Gabriela Ávila Cortes

Tânia Mara Campos de Almeida 


- II Colóquo do LAEPI: "Repensando amerindianidades: Temas emergentes para diálogos interculturais"

22, 23 e 24 de novembro de 2016

triumphofmischief l

Para ver a programação completa, clique aqui!


- II Colóquio de Pós-Graduandos do CEPPAC

A Universidade de Brasília realizará este ano, entre 24 e 28 de outubro, a Semana Universitária de 2016. Desta forma, visando nosso envolvimento e participação nas atividades de extensão, estamos promovendo o II Colóquio de Pós-graduandos do CEPPAC. Esta atividade visa a promoção de um Seminário, no qual os alunos apresentarão os avanços de seus projetos de pesquisa e os respectivos debates que são realizados no programa. Como objetivos, o II Colóquio busca: incorporar a participação contínua do Centro em atividades de extensão da UnB, tornando os Colóquios eventos anuais; promover um canal de divulgação do Ceppac, dos objetos e temas pesquisados e dos estudantes; e possibilitar o diálogo e a troca de ideias entre os estudantes e o público interessado.

Desta forma, gostaríamos de convidar a todxs os estudantes e egressos do Ceppac, bem como professores e funcionários a participarem do II Colóquio. Consideramos ser um importante espaço de diálogo entre os estudantes e de divulgação dos objetos, temas e pesquisas realizadas no Ceppac, aproximando o PPG à comunidade científica regional e a sociedade brasiliense de nossa produção de conhecimento.

Os interessados devem mandar um breve resumo (até 200 palavras) até o dia 21 de outubro para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Em anexo se encontra a ficha de inscrição. Será ofertado certificado aos participantes do II Coloquio.

Agradecemos a atenção e contamos com a participação de todxs

David Araya e Jacques de Novion


- Exibição e debate do filme "Iván"

13 de outubro de 2016 às 15h

Auditório do ICS/UnB

Cartaz Dialogos 13.10

 


- Mini-curso: Políticas de drogas na América Latina: tensões e novos enfoques

soldado papoula

Foto disponível em: http://nuso.org/articulo/politica-de-drogas-na-america-latina-obstaculos-e-proximos-passos/

Data: 04 a 07 de outubro

Horário: 18:00 às 21:00

Local: CEPPAC/UnB

Professor convidado: Marcelo Rossal/ UDELAR/Uruguai

Organização: Profa. Rebecca Lemos Igreja [Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.]

                        Prof. Jacques de Novion [Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.]

Vagas limitadas

Inscrições : Secretaria do Programa de Pós-Graduação do CEPPAC ou pelo e-mail dos professores organizadores.

Ementa:

Na última década, as políticas de drogas na América Latina romperam com o paradigma de “guerra contra as drogas”. Desde os usos tradicionais de substâncias proibidas segundo a lista da ONU até a nova legislação de Cannabis no Uruguai, o “proibicionismo” tem sido desafiado, especialmente, pelas políticas latino-americanas.  No caso uruguaio, a aprovação das chamadas leis progressistas do ano de 2013 (matrimônio igualitário, interrupção de gravidez e regulação do cannabis) promoveu um intenso debate público que trouxe à discussão questões mais abrangentes, relacionadas tanto ao contexto latino-americano como um todo, assim como às diferentes posições ideológicas em um contexto mais global. O curso propõe fazer uma apresentação das políticas de drogas na América Latina, do caso do Uruguai de maneira mais detalhada, incluindo uma discussão ampla sobre percepções, perspectivas e vivências dos diversos atores envolvidos no tema, como as autoridades e os usuários de drogas.Além disso, o curso pretende explorar as ferramentas analíticas das Ciências Sociais, como da  “antropologia das drogas”, com o objetivo de discutir as diferentes formas de abordagem do tema pela academia.

O Mini-curso será encerrado com uma mesa de discussão sobre os desafios das políticas de drogas na região sul americana, com base na apresentação dos resultados da Pesquisa sobre o Monitoramento e Avaliação dos Efeitos da Nova Política Uruguaia de Regulação do Mercado de Cannabis, com a presença do coordenador da pesquisa, Dr. Alexandre Cunha - IPEA


 
Carla Ladeira Pimentel Águas
 
Doutora em Sociologia pelo Programa de Doutorado em “Pós-Colonialismos e Cidadania Global”, ofertado pelo Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal (CES/FEUC); mestre em “Estudos Coloniais e Pós-Coloniais” pela Universidade Independente (Lisboa, Portugal); mestre em Educação (linha de pesquisa “Educação e Meio Ambiente”) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Colabora atualmente para o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI/UnB/CNPq).
 
16/09/16, sexta-feira, 13h
Sala do LAEPI, PMU II, térreo
Campus Universitário Darcy Ribeiro, UnB
Brasília-D.F.

- Diálogos do Observatório: "Política de Migração e Criminalização: Perspectivas dos Estados Unidos"

Jayesh Rathod, American University Washington College of Law e Carolina de Abreu B. Claro (IREL/UnB)

15 de setembro, às 15h, na Sala de Reuniões (CEPPAC/Universidade de Brasília)

Maiores informações e confirmação de presença: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cartaz Dialogos 15.09


 

LAEMI

Apresentação do projeto de pesquisa: "Imigração e reunião familiar: Análise das trajetórias de famílias haitianas e seus desafios, sexta-feira, 26 de agosto, 12h, sala do LAEPI/CEPPAC.

Davi André Lins Ribeiro (mestrando PPG/CEPPAC)


O Observatório das Migrações Internacionais – OBMIGRA convida para o Diálogos do Observatório: "Juventude, Megaigreja e Mobilidade: Transnacionalismo entre Austrália e Brasil"
 
16 de Agosto de 2016
15h
Auditório do Instituto de Ciências Sociais (ICS), Universidade de Brasília
Cartaz Dialogos 16.08

 


seminario mecacb 2016

04 a 08 de julho de 2016 – Universidade de Brasília

Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais – ICS/UnB

O Seminário tem como objetivo promover, através do diálogo entre representantes de diferentes instituições acadêmicas e de projetos de pesquisa internacionais e de uma perspectiva multi e interdisciplinar, uma análise ampla sobre a região centro-americana e caribenha, incluindo também o México, que contemple não somente análises e estudos empíricos sobre as políticas de desenvolvimento regional e seus aspectos socioculturais, políticos e econômicos; como também debates primordiais, vinculados ao conhecimento e definição da própria região, à percepção e representação da região em um contexto geopolítico global, e à discussão sobre a estrutura, as condições e limitações para a realização de pesquisas. Participarão do seminário mais de 15 pesquisadores oriundos de universidades norte-americanas, francesas, costa-riquenhas, nicaraguenses, guatemaltecas, mexicanas, porto-riquenhas, dominicanas e outros que dirigem grandes projetos de pesquisa na região sobre diversas temáticas ligadas ao desenvolvimento e sociedade ou que são especialistas renomados da área.

O Seminário é organizado pelo Grupo de Estudos Comparados México, Caribe, América Central e Brasil – MeCACB/ CNPq e seu projeto de pesquisa “Políticas de desenvolvimento, sociedade e cultura: México, América Central e Caribe”. O grupo é coordenado pela professora Rebecca Lemos Igreja, Jacques de Novion e Luiz Guilherme de Oliveira.

O Encontro está sendo organizado com o apoio do Laboratoire Mixte International – MESO. O LMI MESO busca compreender o impacto das circulações intensas pelo “corredor centro-americano” (de bens e produtos, indivíduos, ideias, saberes e práticas simbólicas, regras e normas) sobre as relações de poder e as formas de governança dos espaços e de recursos, especialmente, em termo de produção de políticas públicas. O LMI está associado ao Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (l’Institut de Recherche pour le Développement – IRD, France), o Centro de Pesquisa e Estudos Superiores em Antropologia Social – (Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social – Ciesas -México), e FLACSO da Costa Rica, e possui projetos com outras instituições da América Latina.

O seminário está organizado em painéis com conferencistas convidados e workshops de trabalho.

Inscrição e Mesa de Abertura:

04 de julho

08:30 início de inscrição

10:30 – mesa de abertura - fala inaugural 

14:30 – México, América Central e Caribe em debate, Rebecca Lemos Igreja e Odile Hoffmann

Workshops de discussão:

- Região centro-americana e caribenha – definição e delimitação

- O lugar da América Central e Caribe na Academia

- Possibilidades, limitações e condições de pesquisa na Região

- As pesquisas: temas prioritários e problemáticas principais

Painéis:

Representaciones sobre América Latina y Caribe

Profº Guillermo Palacios -Colmex-México

Prof. Antonio Gaztambide-Géigel, Universidad de Porto Rico

Profa. Simone Rodrigues Pinto – CEPPAC/UnB

Imaginários Políticos, Democracia e sistemas políticos

Prof.º Olivier Dabène – Sciences Po/France

Matilde González Izás –Flacso Guatemala

Fernanda Soto Universidad Centroamericana (UCA) Managua

Pobreza e transferências condicionadas

Prof.º Agustín Escobar e Mercedes González, CIESAS/México

Rogério Giugliano, projeto MECACB/CEPPAC

Etnicidade, raça e políticas multiculturalistas

Profa. Elizabeth Cunin URMIS/IRD – Paris

Prof. Charles Hale – Universidade de Texas – Austin/ EUA

Prof. Cristhian Téofilo da Silva – CEPPAC/UnB

Políticas de desenvolvimento na América Latina

Prof.º Aberlado Morales Gamboa – FLACSO – Costa Rica

Prof. Tirso Walfrido Sáenz - CDS/Unb

Prof. Luiz Guilherme de Oliveira – CEPPAC/UnB

Comunicação e Democracia na América Latina

Prof. Fernando Paulino - UnB

Profa. Cosette Espíndola de Castro - UCB

Prof. Jacques de Novión - UnB

Organização:

Profa. Rebecca Lemos Igreja

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Odile Hoffmann

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Comissão de alunos/as do CEPPAC

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Valores da Inscrição:

Alunos/as da graduação: R$ 20,00

Alunos/as da pós-graduação: R$ 25,00

Professores/as e Pesquisadores/as: R$ 50,00

As inscrições poderão ser feitas no dia 04 de julho, no local do evento. 

Maiores informações sobre o evento: https://mecacb.wordpress.com/

* Certificado de participação com 75% de presença 

Contato:

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone CEPPAC: 55-61-3107-6022

Organização:

MECACB

mixte international

Apoio:

france

mexico

ird
 
 
logo unb
 

 
- Seminário: "La relación Estado - Pueblos Indígenas, y el ocaso de un proyecto de Nación”
 
El tema se refiere a la reforma neoliberal impulsada desde la década de 1990 en Mexico, que termina por desmantelar el precario estado de bienestar y propicia la descampesinizacion, a través de la apertura al mercado de las tierras ejidales y comunales.  Se socava un proyecto de nación. Ahora, con la reforma neoliberal las tierras y territorios indígenas entran al mercado, sea para la explotación minera, o para grandes proyectos turísticos, entre otras cosas.
 
Dra. Cristina Oehmichen Bazán
Investigadora titular del Instituto de Investigaciones Antropológicas de la UNAM
 
15 de junho, quarta, 15h
 
Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira
CEPPAC, Multiuso II, mezanino, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília-D.F.
 
Realização:
Profa. Dra. Rebecca Lemos Igreja (Coordenadora do PPG/CEPPAC e coordenadora do LEIJUS)
Prof. Dr. Cristhian Teófilo da Silva (Coordenador do LAEPI)

- Lançamento do livro "América Latina na contemporaneidade: Desafios, oportunidades e riscos".

Organização Prof. Dr. Leonardo Cavalcanti e Profa. Dra. Simone Rodrigues Pinto

Editora CRV, Curitiba, 2016

30 de maio de 2016, 14h30

Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, PMU II, Mezanino

aff2f1a63ee625358f48cc1b633fc3f5


- Palestra: "Geopolítica na América Latina e Caribe em perspectiva histórica"

Prof.  Dr. Jacques de Novion (CEPPAC/UnB)

04/05/2016, quarta-feira, 15h.

Auditório  - Prédio do ICS

Realização: PPGSOL/UnB


- Ciclo de debates e palestras DDAL   1º/2016

Núcleo-Rede de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento e Democracia na América Latina - DDAL

Mesa-Redonda: "Ciências Sociais e Democracia"

04/05/2016, quarta-feira, 15h

Miniauditório do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro

As Ciências Sociais constituem um importante campo de estudos que, ao longo de sua história, vêm apresentando um gradiente bastante variável de abordagens sobre a “democracia”, replicadas e disseminadas em várias partes do mundo, em concorrência e em complementação. Num extremo, podem ser observadas abordagens que, em última instância, reificam a função de ideia-força da democracia, tornando-a um conceito que se explica por si só, como profecia que se auto-realiza, sem preocupação com os processos históricos e conjunturas que condicionam seus reais contornos. Noutro extremo, são observadas abordagens que buscam rupturas com os modelos hegemônicos de democracia e anunciam a necessidade de novos paradigmas alternativos para a organização da vida social e política no século XXI. As diversas concepções de democracia (e seus potenciais e limites) constituem um foco estratégico para uma ampla revisão das Ciências Sociais, abrangendo correntes teóricas clássicas e contemporâneas, bem como debates emergentes em prol de novas teorias. A mesa-redonda objetiva contribuir para tal revisão, à luz dos processos históricos recentes e da atual conjuntura política, econômica e social vivenciada na América Latina, em especial no Brasil, dada a grande crise multifacetada que atravessa o país. Frente a esse cenário de crise e mudança, o objetivo é também contribuir para a reflexão sobre as próprias Ciências Sociais, para a revisão crítica de seus referenciais teóricos e metodológicos que possam iluminar a compreensão das problemáticas envolvendo a questão da democracia e os diferentes projetos políticos em disputa. Como desdobramento, prevê-se ainda uma reflexão sobre o papel das Ciências Sociais como um campo de conhecimento importante na região, com poder de atuação e influência sobre a agenda democrática, a partir do qual podemos fortalecer e multiplicar os necessários debates, transversalmente às suas diversas subáreas e temáticas.   

Roberto Barreto de Carvalho (Coordenador Geral de Cooperação Nacional do CNPq)

Prof. Luís Roberto Cardoso de Oliveira (Dept. de Antropologia/UnB, Diretor do ICS)

Profa. Débora Messenberg (Dept. de Sociologia/UnB)

Moderadoras: Flávia Barros e Lília Tavolaro  


- Aula Magna do PPG/CEPPAC e Homenagem ao Professor Emérito David Fleischer: "O Brasil na América Latina: Conjuntura, riscos e oportunidades"

Prof. PhD. David Fleischer

O professor David Fleischer possui graduação em Ciência Política - Antioch College (1966), mestrado em Latin American Studies (1968) e Doutorado em Ciência Política (1972) - University of Florida, Especialização em Técnias de Pesquisa na University of Michigan (1968) e Pós-Doutorado - State University of New York (1982). Atualmente é professor emérito da Universidade de Brasília onde ingresso como docente em 1972. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, sistemas eleitorais, partidos politicos, legislativo e transparência. Foi professor visitante na UFMG, University of Florida, SUNY-Albany e The George Washington University.

Após a Aula Magna será realizado o lançamento do livro "América Latina na Contemporaneidade: Desafios, oportunidades e riscos", organizado pelos professores Dr. Leonardo Cavalcanti e Simone Rodrigues Pinto, segundo volume da Coleção Américas Compartilhadas.

Data: 02/05/2016, segunda-feira

Horário: 14h30

Local: CEPPAC


Minicurso: Pesquisa e publicação nas Ciências Sociais

Destinado aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas, o minicurso gratuito oferecerá orientações para o planejamento e início das atividades de investigação e publicação, características da pós-graduação em Ciências Sociais.

Descrição das atividades:

13/04: Introdução ao processo de pesquisa e publicação em Ciências Sociais no Brasil, focando na importância do projeto de pesquisa, da publicação e dos financiamentos. Profa. Simone Rodrigues Pinto.

15/04: Introdução ao uso de aplicativos para pesquisa, publicação e organização da vida acadêmica. Prof. Camilo Negri.

27/04 Fundamentos da escrita acadêmica para publicação em periódicos incluindo a escolha do tópico, a construção do argumento, a organização e apresentação dos dados, os aspectos considerados pela avaliação dos pares entre outros. Prof. Moisés Balestro

29/04: Instruções sobre consulta nas bases de dados e periódicos do Portal da CAPES. Profa. Elizabeth Ruano.

Horário: das 14h às 18h

local: CEPPAC

Inscrições Gratuitas: secretaria administrativa do Ceppac


Tese de Doutorado de Márcia Guedes Vieira e Dissertação de Mestrado de José Manuel González Cruz recebem o Prêmio de Dissertação e Tese 2015 da UnB.

 


2015

 

- Minicurso: "Etnicidade, Raça e Povos Indígenas"

30 de novembro a 04 de dezembro de 2015

“Multiculturalismo e gestão da diversidade nas sociedades contemporâneas“

Prof. Dr. Carlos Efrén Agudelo Alvarado (Université Paris VI Diderot)

Horário:    19h às 22h

Local:        CEPPAC, PMU II, UnB, Brasília, D.F., 70910-900

Realização:

PPG/CEPPAC

LAEPI

LEIJUS

Apoio:

CAPES

CNPq

Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade de Brasília

 


- Palestra: “Pueblos originarios, imaginarios politicos y mundos anticipados”

Prof. PhD. Martin Hébert (Université Laval)

27 de novembro, sexta, 14h

Realização:

PPG/CEPPAC

LAEPI

LEIJUS

Apoio:

CAPES

CNPq

Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação/UnB

 


Seminário do LAEPI: "Mineração em Terras Indígenas: Os Diamantes Cinta Larga"

Melissa Volpato Curi

Advogada, Mestre em Geociências, Doutora em Antropologia e Pós-Doutoranda do Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS/UnB.

10 de novembro, terça-feira, 13h

SALA do LAEPI

CEPPAC

PMU II, térreo, UnB

Asa Norte, Brasília-D.F.

 


- I Colóquio de Pós-Graduandos do CEPPAC: Olhares sobre as Américas

Local: Núcleo de Referência do CEPPAC ‐ Multiuso II ‐ Térreo

Programação

27/10 ‐ Mesa de Abertura (8h30)

Profa. Dra. Simone Rodrigues Pinto (Diretora do CEPPAC)
Profa. Dra. Rebecca Lemos Igreja (Coordenadora do CEPPAC)
Prof. Dr. Martin‐Léon‐Jacques Ibáñez de Novion (Professor Adjunto do CEPPAC)

27/10 – Apresentação de trabalhos dos discentes do CEPPAC

Mesa 1: Projetos e temas de pesquisa (9h– 12h)

EXPOSITOR(A)

TÍTULO DA PESQUISA

David Antonio Soto Araya

Integração cultural latino-americana como via de um desenvolvimento decolonial

Diego Marques Pereira dos Anjos 

O significado histórico do 02 de outubro de 1968 no México

Cristabell López Palomino

En pie de lucha: Etnopolítica del pueblo indígena Ka'apor

Eliete Alves

O fenômeno da informalidade nas economias periféricas da América Latina

Elisa de Sousa Ribeiro Pinchemel 

Mercosul: Sobre democracia e instituições

Wildes Souza Andrade

Construção nacional guarani na Bolívia: A comemoração do massacre de Kuruyuki

Mesa 2: Projetos e avanços de Teses e Dissertações (14h – 18h)

EXPOSITOR(A)

TÍTULO DA PESQUISA

Adalberto de Salles Lima

Periferias e subjetividades juvenis em Salvador/BA

Antonio Gomes da Costa Neto

A educação étnico-racial no Brasil e Uruguai: Fatores institucionais e políticos no combate ao racismo na educação superior

Arquimedes Belo Paiva

Interdisciplinaridade e multidisciplinaridade nas Ciências Sociais em agências de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: Experiências recentes no CNPq e CAPES

Isabel Rodrigues de Mesquita
 
 
Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos

REDD+ Indígena Amazônico – captura discursiva como forma de atuação de uma organização indígena

A TV digital pública e interativa no Brasil e na Argentina: possibilidades de diversificação da programação e estímulo da cidadania

   

28/10 – Apresentação de trabalhos

Mesa 3: Teses e Dissertações conclusivo (8h30 – 12h)

EXPOSITOR(A)

TÍTULO DA PESQUISA

Edélcio Vigna de Oliveira

Atuação em dupla escala das redes transnacionais na América do Sul.

Maria Carolina Carvalho Motta

Política e Burocracia na América Latina

Nathália Vince Esgalha Fernandes

A discriminação e os mecanismos de enfrentamento institucional à discriminação: uma reflexão sobre ocaso dos imigrantes centro‐ americanos no México

Líliam Cristina Barros Cohen

Caminhos da etnomusicologia e registros sonoros ameríndios no Brasil

Sílvia Alvarez Cardoso

Expressões da Hegemonia multidimensional no golpe de Estado em Honduras

Mesa 4: Teses e Dissertações defendidas (14h– 18h)

EXPOSITOR(A)d

TÍTULO DA PESQUISA

Estevão Rafael Fernandes

Existe isso de índio gay?!: Da necessidade de comparação à comparação necessária

Adriana Coelho Saraiva

Movimentos em Movimento: uma visão comparativa de dois movimentos sociais juvenis no Brasil e Estados Unidos

Priscilla Menezes de Oliveira/Ana Clara Carvalho Machuca Voigt

Considerações sobre o artigo “Colonialidad y patriarcado moderno: expansión del frente estatal, modernización, y la vida de las mujeres”

Alda Lúcia Monteiro de Souza

Haciendas e o problema da terra – a América Latina pela ótica marxista de Eric Wolf e José Carlos Mariátegui

 

Ciclo de debates e palestras DDAL   2º/2015

Núcleo-Rede de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento e Democracia na América Latina - DDAL*

Experiências, mitos e alternativas paradigmáticas

 

25 de novembro, 16h

“O Novo constitucionalismo na América Latina”

Dr. Gladstone Leonel Jr. (Faculdade de Direito/UnB)

Resumo: Depois de ser o laboratório do neoliberalismo, nos anos 2000 a América Latina passa a ser o laboratório de contestação ao próprio neoliberalismo. Essa reação à essas políticas repercutiu também no âmbito jurídico em decorrência dos processos constituintes, os quais afirmaram novos pilares para a alteração e, para alguns, até refundação de determinados Estados-Nação. Os desafios que esses processos de luta apresentam e seus limites são elementos importantes para mantermos as reflexões, não só junto aos países que intensificaram esses processos (Bolívia, Venezuela e Equador), mas extrapolando a análise por toda a América Latina.

Dr. Gladstone Leonel Jr: Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (2014). Realizou estágio doutoral (doutorado-sanduíche) na Facultat de Dret da Universitat de València, Espanha. Realiza pós-doutorado no Programa de Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília como bolsista CAPES, além de ser pesquisador vinculado ao NEP/CEAM. Foi professor de Direito Constitucional, Ciência Política e Teoria do Estado e Sociologia Geral e Jurídica da Universidade Católica de Brasília. É autor do livro "O Novo Constitucionalismo Latino-americano: um estudo sobre a Bolívia". 

Coordenação, moderação e debate: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

18 de novembro, 14h

“Convergências entre intelectuais do Atlântico Negro: Guerreiro Ramos, Frantz Fanon e Du Bois” - Prof. Joaze Bernardino Costa (Departamento de Sociologia/UnB)

Resumo: A partir de uma noção ampliada de atlântico negro, procuramos neste artigo estabelece uma convergência entre a produção intelectual Guerreiro Ramos, Frantz Fanon e Du Bois em torno de três questões: uma reação à definição do negro como um problema, a constatação do caráter patológico da sociedade moderno-colonial e uma revolução político-epistêmica ao afirmar o lócus de enunciação negra como um ponto de vista privilegiado para a produção do conhecimento. Ao estabelecer um diálogo entre estes três autores procuramos ressaltar a importância da população negra para a produção intelectual do mundo moderno-colonial, bem como procuramos chamar a atenção para a produção intelectual de negros falantes da língua portuguesa para o múltiplo e heterogêneo atlântico negro.

Joaze Bernardino-Costa. Professor do Departamento de Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas sobre relações raciais, com ênfase nos seguintes temas: ações afirmativas, trabalho doméstico, intelectuais negros do Atlantico Negro.

Moderadora: Profa. Dra. Flávia Lessa de Barros

Debatedora: Profa. Dra. Lília Tavolaro

 

4 de novembro, 16h

Palestra e debate: Ameaças contemporâneas à democracia. Prof. Elimar Pinheiro Nascimento (Centro de Desenvolvimento Sustentável).

Resumo: O desenvolvimento sustentável disseminou-se no mundo desde o final do século passado na medida em que a crise ambiental assumiu feições mais nítidas e ameaçadoras, em múltiplas manifestações, porém particularmente com o aquecimento global, embora o pilar ambiental seja apenas uma das hélices do sistema. De toda forma, ela aporta várias mudanças na forma de produção e consumo e no estilo de vida, mas também na forma de organização política. Assim, é possível perguntar qual a relação entre a crise ambiental e a democracia. Ou então, em que medida a crise ambiental ameaça os regimes democráticos que se expandiram no mundo? Evidentemente que as ameaças à democracia não se resumem à crise ambiental, mas ela tem uma particularidade no campo temporal. Se a primeira regida por uma temporalidade curta, a segunda é dotada de uma temporalidade longa. É possível imaginar que o agravamento da crise ambiental nos coloque em face do dilema de escolha entre a liberdade e a sobrevivência. E neste caso restam poucas dúvidas.

Elimar Pinheiro do Nascimento é sociólogo com doutorado na Univesrsité de Paris IV, René Descartes e pós-doutorado na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Professor aposentado da UnB, é atualmente pesquisador colaborador no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB) e assessor na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Senado Federal. Sua linha de pesquisa central define-se como Sustentabilidade em territórios, organizações e eventos. Ultimo livro publicado em colaboração com Philippe Lena – Enfrentando os limites do crescimento: sustentabilidade, decrescimento e prosperidade (Garamond).

Moderadora: Profa Lília Tavolaro (PPG/CEPPAC, UnB)

Debatedoras:

Profa. Rosângela Azevedo Correa (PPG-CEPPAC/FE, UnB)

Profa. Flávia Lessa de Barros (PPG-CEPPAC, UnB)

7 de outubro, 16h

Palestra e debate: Integração da infra-estrutura latino-americana e as dinâmicas do sistema-mundo. Dr. Ailton Dias (Coordenador do IIEB).

 

29 de setembro, 9h

Lançamento do Núcleo-Rede DDAL e abertura do “Ciclo de debates e palestras DDAL   2º/2015”

Mesa-redonda: Desenvolvimento e democracia na América Latina. Perspectivas disciplinares, inter e transdisciplinares. Professores do ICS, IPOL, IREL, CEAM e CDS.

Palestra e debate: Capitalismo e desigualdade. A experiência latino-americana. Prof. Marcio Pochmann (Instituto de Economia / Unicamp)

Lançamento do livro: Desigualdade econômica no Brasil (Sessão de autógrafos com o Prof. Marcio Pochmann) 

 

Coordenação: Profa. Flávia Lessa de Barros e Profa. Lília Tavolaro

* Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (PPG/CEPPAC). Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC). Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (ICS/UnB).


- OBMigra convida para Diálogos do Observatório e para o Curso de Extensão "Novos Fluxos Latino-Americanos no Brasil"

Os Diálogos do Observatórios do ano de 2015 integram o conteúdo programático do Curso de Extensão "Novos Fluxos Latino-Amaricanos no Brasil", cujo objetivo é o de aprofundar o conhecimento e debate sobre os fluxos imigratórios recentes para o país.

O Curso é gratuito, com peridiocidade de 1 (um) encontro mensal durante os meses de junho a novembro de 2015 e se destina aos estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores, técnicos dos Ministérios, gestores públicos e participantes das instituições das instituições da sociedade civil.

As aulas serão ministradas pelos pesquisadores do OBMigra e por professores e pesquisadores e convidados de prestígio nacional e internacional

Os interessados em se matricular no curso devem enviar a ficha de inscrição (clique aqui para fazer o download) anexo ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e participar da aula inaugural. Maiores informações Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Local: CEPPAC (Pavilhão multiuso II, térreo, UnB, campus Darcy Ribeiro - Asa Norte)


- IX Congreso de la Red Latinoamericana de Antropología Jurídica (RELAJU), "Sociedades plurales y estados nacionales: límites y desafíos para la efectividade de los derechos", que realizar-se-á em Pirenópolis/Goiás (Brasília), Brasil, no período de 30 de setembro a 2 de outubro de 2015.

 


- Minga LAEPI: "Enquadramentos Coloniais e Homossexualidades Indígenas: Reflexões a partir do Brasil"

Estevão Rafael Fernandes

Professor UNIR, doutorando PPG/CEPPAC e membro do LAEPI

Dia 06 de Maio de 2015, às 13h

Local: Sala do LAEPI 

CEPPAC ( Pavilhão multiuso II, térreo, UnB, campus Darcy Ribeiro - Asa Norte)


LEIJUS convida para a mesa redonda e lançamento do livro: "Direitos Humanos no Brasil e na América Latina: Olhares Interdisciplinares e Comparativos"

Profª Silvia Guimarães (UnB)

Profº Carlos Ugo Santander Joo (UFG)

Profº Carlos Federico Domínguez Avila (CEPPAC)

Dia 06 de Maio 2015, quarta-feira, às 14hs

Local: Núcleo de Referência e Documentação sobre as Américas - CEPPAC


- Palestra com o  Profº Olivier Dabène - Ceri/SciencePo (Paris)

" O Observatório Político sobre a América Latina"

Dia 05 de Março, às 18h

Local: CEPPAC


Curso de Extensão: "Índios das Américas: Áreas etnográficas"

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movs. Indígenas, Pol. Indigenistas e Indigenismo (LAEPI)

Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC)

13 de janeiro de 2015 a 05 de março de 2015

Aulas às terças e quintas, das 14h às 17h

Brasília, D.F.

O curso será ministrado pelo Professor Emérito da Universidade de Brasília, Dr. Julio Cezar Melatti, com a colaboração de outros professores doutores, pesquisadores e pós-graduandos. Destina-se a apresentar as sociedades indígenas do continente americano, aspectos de suas culturas e formas de organização social e relacioná-las com situações específicas, ao mesmo tempo em que chama a atenção para sua diversidade. Como várias das sociedades indígenas encontram-se situadas em praticamente todos os países das Américas, o curso será organizado a partir da noção de áreas etnográficas, o que visa sistematizar um conjunto vasto de informações de modo didático e acessível.

Inscrições gratuitas (40 vagas):

15/12/2014 a 09/01/15

Diretoria de Capacitação e Formação Continuada - INTERFOCO

Universidade de Brasília - UnBCampus Universitário Darcy Ribeiro Prédio Multiuso I, Bloco A, Sala AT-57/7Brasília - Asa Norte CEP: 70.910-900

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria: 3107-5917-3107-5918-3107-5919


2014

 

- Palestra: "Aspectos epistemológicos, antropológicos e políticos nos diálogos entre saberes"

20/11/14, 16h, CEPPAC

Coordenação: Profa. Dra. Rosângela Corrêa


Minicurso: Análise comparada de dados com SPSS

Ministrante: Dr. Daniel Capistrano

Doutor em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas pelo CEPPAC. É pesquisador e coordenador de Estatísticas Internacionais Comparadas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP.

O minicurso tem por objetivo apresentar o uso do software SPSS para análise de dados de pesquisas internacionais comparadas. Serão demonstradas operações básicas de análise de dados dentro da lógica de pesquisa comparativa em Ciências Sociais. Ainda que o curso seja introdutório e sem pré-requisitos é desejável que o estudante tenha algum conhecimento prévio de estatística descritiva.

4 a 7 de novembro de 2014, das 19h às 21h30

Local: Laboratório de Ensino e Pesquisa Comparada sobre as Américas (CEPPAC/UnB)

PMU II, 1º piso, Campus Universitário Darcy Ribeiro, BsB-D.F.

Inscrições: http://goo.gl/eX90MJ

Outras Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Realização:

Laboratório de Ensino e Pesquisa Comparada sobre as Américas (CEPPAC/UnB)


- I Colóquio do LAEPI: "O Estado plurinacional da Bolívia e e as autonomias indígena originário campesinas em perspectiva

15 e 16 de outubro de 2014

CEPPAC, PMU II, Térreo e 1º piso, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília-D.F.

Programação completa: http://www.laepiceppacunb.blogspot.com.br


- Apresentação das atividades do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Justiça e Direitos nas Américas (LEIJUS)

- Apresentação do filme: "Haiti: We Must Kill The Bandits" e debate

A compreensão do colonialismo e imperialismo americano no Caribe é fundamental para lançar luz sobre a dinâmica de subalternidade de toda a América Latina. Portanto, como parte da descomemoração da ocupação americana no Haiti (1915-2015) e a chegada das tropas latinoamericanas no Haiti sob a liderança do Brasil há dez anos, o Leijus irá apresentar o documentário: "Haiti: We Must Kill The Bandits" (2004) 

Sinopse: 

A cobertura midiática sobre Haiti, principalmente desde os anos '90 tem sido caracterizada pela desinformação e omissão deliberada de fatos,em especial quando se trata sobre direitos humanos . O documentário do jornalista Kevin Pina, oferece uma mirada local sobre os eventos que aconteceram antes e depois do Golpe de Estado ao governo de Jean Bertrand Aristide em 2004 e a formação da MINUSTAH pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

13 de outubro de 2014, 14h30

CEPPAC, PMU II, térreo e 1º piso, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília-D.F.


Dialogos-do-Observatorio


- IV Encontro de Pesquisa Empírica em Direito

10 de setembro de 2014, quarta-feira

Memorial Darcy Ribeiro, UnB

14h30

MESA DE ABERTURA (Auditório do Memorial Darcy Ribeiro)

Alexandre dos Santos Cunha (Ipea), Gabriel de Carvalho Sampaio (SAL/MJ), Paulo Eduardo Alves da Silva (Reed) e Rebecca Igreja (UnB)

CONFERÊNCIA 1 (Auditório do Memorial Darcy Ribeiro)

Prof. Daniel Bonilla (Universidad de los Andes – Colômbia)

Moderador: Alexandre Cunha

17h-19h

PAINEL 1: o direito achado na rua e a antropologia do direito (Auditório do Memorial Darcy Ribeiro)

Coordenação: Prof. Dr. José Geraldo de Sousa Júnior (UnB) e  Prof. Dr. Fernando Dantas (UFG).

Moderador: Fábio de Sá e Silva

Quinta-feira, 11 de setembro

8h30 às 10h30

MESA 1 - TÉCNICAS DE PESQUISA EMPÍRICA EM DIREITO: da lei ao campo e o mapa da produção (Sala 1 – Memorial Darcy Ribeiro)

Moderador: Diogo Coutinho (FD/USP)

Debatedor: Alexandre Veronese (FD/UnB)

MESA 2 -  IGUALDADE E GÊNERO (Sala 2 – Memorial Darcy Ribeiro)

Moderador: Ela Wiecko (UFPR)

Debatedor:  Ana Paula Martins (SOL/UnB)

11h às 13h 

MESA 3 – PODER JUDICIÁRIO: para dentro e para fora das decisões judiciais (Sala 1 - Memorial Darcy Ribeiro)

Moderador: Talita Rampin (FD/UnB)

Debatedor: Bernardo Medeiros (IPEA)

MESA 4 – POLÍCIA E JUSTIÇA CRIMINAL: de inquéritos e processos para as bases de dados (Sala 2 - Memorial Darcy Ribeiro)

Moderador: Alexandre Samy (IPEA/RJ)

Debatedor:  Artur Trindade (SOL/UNB)

14h30 às 16h30

Plenária da REED (Auditório do Memorial Darcy Ribeiro)

Moderadores: Alexandre Cunha (IPEA), Paulo Eduardo Alves da Silva (USP) e Rebecca Igreja (UnB)

17h às 19h

Painel 3 – Laboratório de Pesquisa: cidadania, administração de conflitos e justiça (Auditório do Memorial Darcy Ribeiro)

Luis Roberto Cardoso de Oliveira

Sexta-feira, 12 de setembro

8h30 às 10h30

MESA 5 – TÉCNICAS DE PESQUISAS COM JULGADOS E PROCESSOS JUDICIAIS (Sala 1 - Memorial Darcy Ribeiro)

Moderador: Loussia Félix (FD/UnB)

Debatedor: Juliano Zaiden Benvindo (FD/UnB)

MESA 6 – IGUALDADE E INCLUSÃO (Sala 2 - Memorial Darcy Ribeiro)

Moderador: Cesar Baldi (UnB)

Debatedor: Simone Pinto (Ceppac/UnB)

11h às 13h

PAINEL 2 - Associação Brasileira de Sociologia do Direito (Auditório do Memorial Darcy Ribeiro)

Marcelo Mello e Germano Schwartz

Moderador: José Roberto Xavier

14h30 às 16h30

MESA 7 – TÉCNICAS DE PESQUISAS – O DIREITO E AS CIDADES (Sala 1 – Memorial Darcy Ribeiro)

Moderador: Carla Coelho de Andrade (IPEA)

Debatedor: Fernando Fontainha (FGV/RJ)

MESA 8 – ACESSO À JUSTIÇA (Sala 2 – Memorial Darcy Ribeiro)

Moderador: Daniela Barcellos (IBMEC/RJ)

Debatedor: Luseni Aquino (IPEA)

17h às 19h

MESA 9 – TÉCNICAS DE PESQUISA: o direito e outras relações (Sala 1 – Memorial Darcy Ribeiro)

Moderador: Cássio Cavalli (FGV/RJ)

Debatedor: Marcos Faro de Castro (FD/UnB)

MESA 10 – SEGURANÇA PÚBLICA E PRISÃO (Sala 2 – Memorial Darcy Ribeiro)

Moderador: Almir Oliveira Júnior (IPEA)

Debatedor: Ricardo Cappi – UFBA/BA

Realização:

IPEA

CEPPAC

Rede de Estudos Empíricos em Direito


- "De Hegel a Marx... e de volta a Hegel! A tradição dialética em tempos de crise"

Slavoj Žižek 

12 de março de 2014, 18h30

Centro Comunitário da Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília-D.F.

Realização: Boitempo Editorial, Fundação Lauro Campos, Sindicato dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) e Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília (CEPPAC/UnB).


2013

 

- "Argentina: Dez Anos de Projeto Nacional"

Claudia Bernazza

Doutora em Ciências Sociais pela Claudia Alícia BernazzaFaculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO – Sede Argentina). É ex-Deputada Federal pela Província de Buenos Aires (2007-2009). Atualmente exerce o cargo de Coordenadora de Relações Institucionais do Instituto Nacional de Asociativismo y Economía Social (INAES). Tem vários textos publicados sobre políticas públicas e gestão. Sua tese tratou da atividade de planejamento governamental na Argentina.

18 de julho de 2013, 9h

Sala Roberto Cardoso de Oliveira – CEPPAC – Campus Universitário Darcy Ribeiro – Multiuso II, 1º piso, Brasília (DF) – Brasil


 


- Aula Magna CEPPAC 2013: "Modernidade e modernização na América Latina Contemporânea"

Professor José Maurício Castro Domingues da Silva (IESP/UFRJ)

24 de abril de 2013 (quarta-feira), às 15h

Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC

Multiuso II, 1º andar. Campus Darcy Ribeiro

José Maurício Domingues possui graduação em Historia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Sociologia pelo IUPERJ-UCAM (1989) e doutorado em Sociologia pela London School of Economics and Political Science, Universidade de Londres (1993), na Grã-Bretanha. Foi visiting scholar na Universidad Livre de Berlin (1998) e na Universidade Humbolt, Berlim (2000), ambas na Alemanha, bem como pesquisador visitante em El Colegio de México (2006), fellow do Instituto de Estudos avançados da Universidade Hebraica de Jerusalem, Israel (2009) e pesquisador visitante do projeto Tramod, na Universidad de Barcelona. Realizou Estágio-Senior, como Visiting Sholar, na Universidade de Cambridge, de fevereiro a julho de 2010, com bolsa da Capes. Foi professor-pesquisador do IUPERJ de 2000 a 2010, do qual foi Diretor Executivo entre 2005 e 2009, do IFCS-UFRJ, e visitante na UFPE, na UNSAM e na UBA (ambas na Argentina), bem como na Universidad Alberto Hurtado (Chile) e na Pontificia Universidad Católica de Medillín (Colombia). Atualmente é professor do IESP-UERJ, para onde migrou o conjunto de professores do antigo IUPERJ. Foi editor de Theory, Newsletter do Comitê de Teoria Sociológica da ISA. É membro do Conselho Editorial Internacional do European Journal of Social Theory, da revista Conflicto Social (do Instituto Gino Germani, Buenos Aires, Argentina) e da Revista de Sociologia, da Universidad do Chile, bem como de Sociological Inquiry e da Revista de Estudios Latinoamericanos. Foi também membro do Conselho de Redação da revista Dados (2003-2005) voltando a se-lo para mais um período, atual (2012-2014). Coordena também o programa Sul-Sul do CLACSO (2013-2015). Trabalha com teoria sociológica e teoria política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da subjectividade coletiva, modernidade global, modernidade comparada, modernidade brasileira, América Latina, Índia, China, sociedade contemporânea, desenvolvimento, movimentos sociais e cidadania. Tem vários livros publicados, em português, inglês e espanhol.


2012

 

- I Ciclo Internacional de Seminários Afro-Latino-Américas Compartilhadas

Com o objetivo de celebrar os 25 anos de criação do CEPPAC e promover os estudos comparados como abordagem privilegiada para compartilhar as Américas o corpo docente, discente e funcionários do CEPPAC organizou uma programação de eventos acadêmicos que espelha a densidade e alcance de sua proposta acadêmica. A ideia é proporcionar tanto à comunidade acadêmica como ao público em geral a oportunidade de atualizar-se e aprofundar o conhecimento produzido sobre as sociedades americanas, particularmente seus processos políticos, econômicos e sócio-culturais.

Matéria de Abertura do Ciclo de Seminários pela UnBtv: clique aqui

Confira o blog 25 anos CEPPAC: clique aqui

- Conferência: "Heterogeneidade e comunicação intercultural em experiências de participação social"

28 de março de 2012, quarta, 15h

Auditório do CIFMC, Multiuso II, UnB

Mesa de abertura da Agenda 25 anos CEPPAC no âmbito das comemorações dos 50 anos da UnB e do FLAAC 2012:

José Geraldo de Souza Junior, Magnifico Reitor da UnB

Zulu Araujo, Diretor da CAL

Sadi Dal Rosso, Diretor do ICS

Cristhian Teofilo da Silva, Diretor do CEPPAC

Conferencista:

Daniel Mato - Professor Titular do Centro de Investigaciones Posdoctorales (CIPOST), Facultad de Ciencias Económicas y Sociales (FACES), Universidad Central de Venezuela (UCV); Pesquisador Nivel IV (máximo), Sistema Nacional de Investigadores (SNI), Venezuela. Atualmente é professor na Universidade Nacional de Tres de Febrero, Argentina, pesquisador do CONICET-UNTREF e Coordenador do Projeto Diversidade Cultural, Interculturalidade e Educação Superior do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Unesco-Iesalc).


- Seminário Internacional: "Desenvolvimento, Democracia e Direitos Humanos na América Latina"

17 e 18 de maio de 2012, quinta e sexta

Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC, Multiuso II, UnB

Mesa 1: Justiça, memória e direitos humanos nas Américas (promovido pelo Laboratório de Políticas Multiculturais e Interculturalidade)

17 de maio de 2012, quinta, 8h30-12h, Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC, Multiuso II, UnB

Moderadora: Simone Rodrigues Pinto (UnB)

Palestrantes:

Cléria Botelho (UnB)

Gilney Viana (Coordenador do Projeto Direito à Memória e à Verdade da SDH da Presidência da República)

- Conferência: "Democracia e militância política na América Latina em tempos de globalização capitalista radicalizada

17 de maio de 2012, quinta, 14h-18h, Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC, Multiuso II, UnB

Moderadora: Flávia Lessa de Barros (UnB)

Debatedores: Maria Francisca Pinheiro Coelho (UnB) e Luís Felipe Miguel (UnB)

Conferencista:

Marco Aurélio Nogueira (UNESP)

Mesa 2: Movimentos sociais, desenvolvimento e democracia na América Latina

18 de maio de 2012, sexta, 8h30-12h, Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC, Multiuso II, UnB

Moderador: Cristhian Teófilo da Silva (UnB)

Debatedora: Flávia Lessa de Barros (UnB)

Palestrantes:

Breno Bringel (IESP-UERJ)

Alfredo Falero (UDELAR)

Mesa 3: Ampliação da democracia e novas institucionalidades: Os desafios da participação e da representação política na América Latina

18 de maio de 2012, sexta, 14h-18h, Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC, Multiuso II, UnB

Moderadora: Lília Tavolaro (UnB)

Debatedor: Adrián Gurza Lavalle (USP)

Palestrantes:

Ernesto Isunza (CIESAS/Xalapa)

Ana Cláudia Chaves Teixeira (Doutoranda, UNICAMP)

- Seminário Internacional: "Desenvolvimento e Integração Regional na América Latina - Revisões Críticas e Alternativas"

11,12 e 13 de junho de 2012, segunda, terça e quarta

Sala Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC, Mulituso II, UnB

O objetivo do seminário é contribuir para o debate sobre estratégias e modelos de desenvolvimento e integração na América Latina. Serão exploradas revisões críticas e alternativas a partir dos principais dilemas, desafios e impactos de estratégias e modelos em curso. Toma-se como perspectiva fundamental a necessidade de maior fortalecimento de nexos entre desenvolvimento, integração e democracia na América Latina a partir de dimensões sociais, culturais e ambientais. Problemáticas relacionadas a tais dimensões serão enfocadas com base em alguns casos de grandes programas e projetos. O objetivo é também contribuir para o estreitamento do diálogo entre instituições e atores governamentais, de organismos internacionais, do setor privado e da sociedade civil, envolvidos e/ou impactados pelos processos de desenvolvimento e integração na região. Assim, visa-se também contribuir para a ampliação de oportunidades de interlocução entre o campo das ciências sociais e outros afins e estas instituições, atores e respectivos setores, com vistas a revisões e proposições mais compartilhadas sobre alternativas de modelos e dos próprios sentidos de desenvolvimento e de integração a serem adotados.

- Mesa de Abertura

11 de junho de 2012, segunda, 8h30 

José Geraldo de Sousa Junior – Reitor da Universidade de Brasília

Zulú Araújo - Diretor da Casa de Cultura da América Latina

Oviromar FLores - Decano de Extensão da Universidade de Brasília

Carlos Emanuel Sautchuk- Vice-Diretor do Instituto de Ciências Sociais

Cristhian Teófilo da Silva - Diretor do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas

Mesa 1: Neoliberalismo, neodesenvolvimentismo e integração regional em cenários de globalização e crise do capitalismo: Perspectivas da América Latina

11 de junho de 2012, segunda, 14h-18h

Moderadora: Flávia Lessa de Barros (UnB)

Debatedor: Carlos Eduardo Martins (UFRJ)

Palestrantes:

“Neoliberalismo, neodesenvolvimentismo e integração regional em cenários de globalização e crise do capitalismo: Perspectivas da América Latina”

Pedro Páez Pérez (Presidente da Comissão Técnica Presidencial Equatoriana para o Desenho da Nova Arquitetura Financeira Regional; Embaixador Plenipotenciário do Presidente de Equador, ex- Presidente da CENAF - Quito, Equador)

“Crisis internacional:?Escollo u oportunidad para la integración”

Jorge Marchini (Universidade de Buenos Aires)

Mesa 2: Que desenvolvimento e que integração regional? Dilemas, desafios e impactos dos modelos na América Latina

12 de junho de 2012, terça, 9-12h

Moderador: Simone Rodrigues Pinto (UnB) 

Debatedor: Jorge Marchini (Universidade de Buenos Aires)

Palestrantes:

“A conjuntura internacional e os desafios da integração regional na América Latina”

Carlos Eduardo Martins (UFRJ)

“El rol de los modelos ‘postneoliberales’ en la integración autónoma de América Latina” vídeo - conferência

Jaime Preciado Coronado (Universidad de Guadalajara)

Mesa 3: Grandes projetos de desenvolvimento e integração regional na América Latina: Explorando problemáticas a partir de alguns casos

12 de junho de 2012, terça, 14h-18h

Moderador: Cristhian Teófilo da Silva (UnB)

Debatedor: Gustavo Lins Ribeiro (UnB)

Palestrantes:

“El Gasoducto Bolivia-Brasil. En la perspectiva de la integración energética”

Manuel Gonzalo Chávez Alvarez (Universidad Católica San Pablo - Bolívia) vídeo-conferência

“A integração da infraestrutura sul americana: uma análise sobre as conexões de transportes entre Brasil, Peru e Bolívia no âmbito da IIRSA”.

Ailton Dias (Doutorando CEPPAC/UnB; Diretor Técnico do Instituto Internacional de Educação do Brasil)

“Os grandes projetos de infraestrutura no PAC e na IIRSA e a consolidação da fronteira elétrica na Amazônia”.

Luis Fernando Novoa Garzon (UNIR, Pesquisador do ETTERN-IPPUR-UFRJ)

Mesa 4: Desenvolvimento e democracia na cooperação internacional para a América Latina

13 de junho de 2012, quarta, 8h30-12h

Moderadora: Lília Gonçalves Magalhães Tavolaro (UnB)

Debatedor: Jorge O. Romano (UFRRJ; Colaborador ActionAid)

Palestrantes:

“Los desafíos de las nuevas políticas de desarrollo social en América Latina”

Simone Cecchini (División de Desarrollo Social de la Comisión Económica para América Latina y el Caribe - CEPAL) vídeo-conferência

“El combate a la pobreza y el discurso del Desarrollo Humano:¿políticas focalizadas de inclusión, exclusión o inclusión mínima subordinada?”

Sonia Álvarez Leguizamón (Universidad Nacional de Salta)

“Um pouco mais do mesmo: reedições da dissociação entre cooperação internacional, democracia e desenvolvimento”

Omar Ribeiro Thomaz (Unicamp)

Mesa 5: Buscando nexos entre desenvolvimento, integração e democracia na América Latina a partir de dimensões sociais, culturais e ambientais

13 de junho de 2012, quarta, 14-18h

Moderador: David Verge Fleischer (UnB)

Palestrantes:


“La reinvención de la integración centroamericana. De ´islas poscoloniales´ a un espacio de integración en la convivência”

Nora Garita (Universidade de Costa Rica; Presidente da Associação Centro-Americana de Sociologia – ACAS - San José, Costa Rica)

“La integración latinoamericana: entre la geopolítica y la criminalización social”

Pablo Dávalos (Pontificia Universidad Catolica del Equador - Quito, Equador) - vídeo-conferência


- Seminário internacional: "Etnicidade, racialidade e diversidade nas Américas"

27 e 28 de junho de 2012, quarta e quinta

Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC, UnB

Mesa 1: Etnicidade, racialidade a anti-racismo nas Américas afro-latinas

27 de junho de 2012, quarta, 8h30-12h, Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC, Multiuso II, UnB

Moderadora: Lília Gonçalves Magalhães Tavolaro (UnB)

Debatedor: Lívio Sansone (UFBA)

Palestrantes:

Patricia Pinho (SUNY-Albany)

Joaze Bernardino (UnB)

Mesa 2: Povos indígenas entre fronteiras

27 de junho de 2012, quarta, 14h-18h, Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC, Multiuso II, UnB

Moderador: Stephen Grant Baines (UnB)

Palestrantes:

Cláudia Lopez (MPEG)

Rodrigo Paranhos Faleiro (Doutorando CEPPAC/UnB)

Thiago Almeida Garcia (Doutorando CEPPAC/UnB)


Mesa 3: Repensando gênero e o pensamento social feminista na América Latina

28 de junho de 2012, quinta, 8h30-12h, Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC, Multiuso II, UnB

Moderadora: Renata de Melo Rosa (UniCEUB)

Palestrante:

Sulivan Charles Barros (UnB)

Mesa 4: Territorialidades em movimento: Painéis dos conflitos territoriais na América Latina (promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo-LAEPI)

28 de junho de 2012, quinta, 14h30-18h, Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC, Multiuso II, UnB

Moderador: Rodrigo Paranhos Faleiro (Doutorando CEPPAC/UnB)

Palestrantes:

Carlos Castaño (Ex-Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia)

Eliane Cantarino O`Dwyer (UFF)

Cristhian Teófilo da Silva (UnB)


- II Seminário Internacional: Comparação e Interdisciplinaridade

3, 4 de setembro de 2012

Local: Sala Roberto Cardoso, Multi-Uso II, UnB

Organização:

Annie Lamontagne (Doutoranda CEPPAC/UnB)

Márcia Guedes Vieira (Doutoranda CEPPAC/UnB)

Sylvia Maria da Fonseca (Doutoranda CEPPAC/UnB)

Monica Girolami (Doutoranda CEPPAC/UnB)

- Mini-curso sobre bancos de dados comparados

3 de setembro de 2012, Laboratório de Análise de Dados Sociais, CEPPAC, Multiuso II, UnB

Daniel Capistrano (Doutorando CEPPAC/UnB)

Painel sobre Interdisciplinaridade

4 de setembro de 2012 

8:30h Café-da-manhã

9:00h Abertura solene

Ivan Domingues (UFMG)

Adelaide Faljoni-Alario (UFABC)

Fernanda Sobral (UnB)

Facilitador: Cristhian Teófilo da Silva (UnB)

Oficinas:

14:00h - "Trabalho, instituições e políticas públicas"

Christiane Girard (UnB)

14:00 - “Governança e desenvolvimento – dimensões culturais, interdependência e redes de cooperação”.

Ana Flávia Granja e Barros (UnB)

Wellington de Almeida (UnB)

Plenária de encerramento

- Painel: "CEPPAC, história e perspectivas para o futuro" 

12 de setembro, quarta-feira, às 15h

Sala Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC 

Moderadora: Profa. Flávia Lessa de Barros

Palestrantres:

Prof. Benicio Viero Schmidt

Prof. David Verge Fleischer

Prof. Cristhian Teófilo da Silva

Benício Viero Schmidt

Professor Titular UNB (aposentado em 2008). Fundador do CEPPAC e diretor do DATAUnB (1997-2004). Coordenador de Cooperação Internacional da CAPES (2004-06). Foi Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Educação (2006-07)e Diretor do Departamento de Pesquisas Judiciárias, Conselho Nacional de Justiça (2008-08). Atualmente é editor (Editora Francis e Verbena Editora}, professor-coordenador da Faculdade Brasiliense de Negócios (SEB) e diretor da Revista EXIM BR.

Publicações recentes:

Prefácio de “Modernização, Mudança Cultural e Democracia”, Ronald Inglehart & Christian Welzel (Brasilia: Francis & Verbena, 2009), 

Capítulo "A crise e impactos sobre as ciências sociais" c/ Arno Vogel, in Américas Compartilhadas (Brasilia/São Paulo: Francis, 2009);

Apresentação para “Direito, Constituição e Transição Democrática no Brasil”, Tarso Genro (Brasília: Francis, 2010),

"Crise e Geopolítica" (Revista EXIM BR, 1, 2011),

"A conjuntura internacional" (Boletim CEBES, abril 2012).

David Verge Fleischer

Ph.D. em Ciencia Política (1972) e MA in Latin American Studies (1968) da University of Florida. Atualmente é professor emérito no Instituto de Ciência Política e Professor associado no CEPPAC (na UnB). É Presidente da ONG Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), em Brasília.

Publicações recentes:

“Brazil: From Military Regime to a Workers’ Party Government”, IN: Black (org.). Latin America: Its Problems and Its Promise. Boulder, CO: Westview Press, 2010, 457-487;

“Brazil,” IN: Dizard, Walker & Cook (orgs.). Countries at the Crossroads – An Analysis of Democrartic Governance. New York: Freedom House, 2010, 59-80;

“Articulação de Coligações no Brasil – antes e depois da verticalização (1994 e 1998 versus 2002 e 2006): impacto sobre os partidos,” IN: Krause, Dantas & Miguel (orgs.). Coligações Partidárias na Nova Democracia Brasileira: perfís e tendências. São Paulo: UNESP, 2010, 187-216;

“Political Reform in Brazil: a never-ending story”, IN: Font & Randall (orgs.). The Brazilian State: Debate and Agenda. Lanham, MD: Lexington Books, 2011, 129-144;

“Reforma Política en Brasil: una história sin fin,” Diálogo Político [Buenos Aires], 27(2):135-158, 2010. (Co-autor com Leonardo Barreto).

Cristhian Teófilo da Silva

Diretor e professor do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC) da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador Associado do Interuniversity Centre for Aboriginal Studies and Research/Centre Interuniversitaire dÉtudes et de Recherches Autochtones (CIÉRA) da Université Laval (ULaval). Sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde 2001, foi membro de sua diretoria na gestão 2006-2008 e secretário da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) na gestão 2011-2012. Também é sócio da Canadian Anthropology Society/Société Canadienne dAnthropologie (CASCA) desde 2007. Atualmente, coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo (LAEPI, CEPPAC/UnB), desenvolvendo pesquisas com recursos do CNPq sobre a administração pública indigenista no Brasil e no Canadá.

Publicações recentes:

SILVA, Cristhian Teofilo da . Indigenismo como ideologia e prática de dominação: Apontamentos teóricos para uma etnografia do indigenismo latino-americano em perspectiva comparada. Latin American Research Review, v. 47, p. 16-34, 2012.

SILVA, Cristhian Teófilo da . Crianças e adolescentes indígenas em perspectiva antropológica: Repensando conflitos éticos interculturais. Revista Bioética (Impresso), v. 20, p. 119-131, 2012.

SILVA, Cristhian Teófilo da . Mariátegui entre dois mundos: Visões do comunitarismo indígena andino. Série CEPPAC, v. 036, p. 1-8, 2012.

BAINES, Stephen Grant (Org.) ; SILVA, Cristhian Teofilo da (Org.) ; FLEISCHER, David Ivan Rezende (Org.) ; FALEIRO, Rodrigo Paranhos (Org.) .

Seminário: "Globalização, crises e Ciências Sociais"

19 de setembro de 2012, quarta, 9h-13h

Sala Professor Roberto Cardoso de Oliveira, CEPPAC, UnB.

Moderador: Benício Viero Schmidt (UnB)

Debatedor: Henrique de Oliveira de Castro (UnB)

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado na École des Hautes Études en Science Sociales (Paris, França) em 2010/2011, estágio doutoral (sanduíche) no Institute for Social Research da Universidade de Michigan em 1999 com o Prof. Ronald Inglehart. Atualmente coordena cinco projetos de pesquisa, dentre os quais se destaca a coordenação no Brasil da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey), realizada em cerca de 80 países. É professor de metodologia de pesquisa, cultura política e políticas públicas.

Palestrantes:

Danilo Nolasco (UnB)

Doutor em Sociologia pela (UnB) e Mestre em em Sociologia pela Mississippi State University (1979). Pós-doutorado senior pela UNICAMP (2006-2007). Foi pesquisador da EMBRAPA durante 18 anos, é professor do Departamento de Sociologia e do CEPPAC da Universidade de Brasília. Trabalhou na área de Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, assentamentos rurais, ciencia e tecnologia e politica de reforma agraria. Atualmente leciona sociologia do desenvolvimento e sociologia rural. Os trabalhos de pesquisa e interesse acadêmico estão relacionados com teoria do desenvolvimento, avaliação e delineamento de políticas públicas e sociais com concentração nas áreas de trabalho/sindicalismo, desenvolvimento rural, educação, saúde e justiça.

Arno Vogel (UENF)

Doutor em Ciências Humanas (Antropologia Social) (1991), no PPGAS do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ. Atualmente é Professor Titular de Antropologia do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado LESCE na UENF. Há cerca de três décadas desenvolve atividades de pesquisa no campo da Antropologia, dedicando-se a discussões em torno da cidade, abrangendo, entre outros temas, movimentos sociais, efeitos das políticas públicas de remodelação urbana; processos de expansão metropolitana, bem como questões relacionadas à infância e adolescência, no meio urbano.

Moisés Balestro (UnB)

Doutor em Ciências Sociais (UnB), mestre em Administração de Empresas pela UFRGS e professor da Universidade de Brasília no Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas (CEPPAC) e no Programa de Pós-graduação em Agronegócios (PROPAGA). Pesquisador na área de sociologia econômica. Suas áreas de interesse são diversidades do capitalismo, construção de mercados, inovação e desenvolvimento e desenvolvimento rural. É membro da Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE), da IberoAmerican Academy of Management, da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Possui artigos em periódicos e capítulos de livros em temas sobre políticas públicas de emprego, desenvolvimento, inovação e gestão.

- Realização do I Ciclo Internacional de Seminários Afro-Latino-Américas Compartilhadas:

CEPPAC

FLAAC-UnB

CAPES


2011

 

Ciclo de palestras e debates Ceppac - 2º/2011

 

Coordenação: Profa. Flávia Lessa de Barros

Local: Sala Roberto Cardoso de Oliveira - Multiuso II, 1º andar.

Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília

16 de novembro, quarta-feira, às 16h

- "Liderazgos en America del Sur frente a la crisis economica mundial"

Marcelo Cavarozzi

(co-coordenação com IPOL/UnB)

Professor Titular da Escuela de Política y Gobierno-Universidade Nacional de San Martín – Buenos Aires. Doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Foi Professor Visitante em Yale, Georgetown, Firenze, Johns Hopkins, UNAM (México). Foi premiado como melhor professor de pós-graduação em 1990-91 pelo MIT.

9 de novembro (quarta-feira), às 14h

- "La Política en America Latina en el cambio de siglo

Marcelo Cavarozzi

(co-coordenação com IPOL/UnB)

Professor Titular da Escuela de Política y Gobierno-Universidade Nacional de San Martín – Buenos Aires. Doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Foi Professor Visitante em Yale, Georgetown, Firenze, Johns Hopkins, UNAM (México). Foi premiado como melhor professor de pós-graduação em 1990-91 pelo MIT.

9 de novembro (quarta-feira), às 16h

- “Da construção de novas plataformas de direitos humanos: a contribuição dos saberes subalternos”

Sulivan Charles Barros

Bacharel em Geografia pela Universidade de Brasília (1997), Licenciado em Geografia pela Universidade de Brasília (1997), Especialista em Gestão de Direitos Humanos pelo Centro Universitário do Maranhão (2008), Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (2005), Especialista em Antropologia e Mundos Contemporâneos pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (2000), Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2004), Pós-Doutor em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Pós-Doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília (2008) e Pós-Doutor em Ciências da Religião pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo (2008). Trabalha nas áreas de Estudos Culturais, Identidades e Consciências Subalternas, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, Direitos Humanos, Geografia Cultural, Gênero, Sexualidades e Homofobia, Cultura Urbana Contemporânea, Estudos sobre a Contemporaneidade e Saberes Subalternos nas Discussões da Teoria Crítica dos Direitos Humanos.


- Seminário "Inovação e Crise"

Fred Block

10 de novembro de 2011, quinta-feira, 10h

Auditório do CEAM, PMU I, Universidade de Brasília

Realização:

Grupo de Pesquisa "Estudos Comparados em Sociologia Econômica" (CNPq)

NEAGRI-Núcleo de Estudos Agrários da Universidade de Brasília


- I Seminário Internacional de Estudos Comparados: "Políticas Públicas Comparadas nas Américas: teoria e prática num olhar interdisciplinar"

Auditório da CFIMC - Centro de Física da Matéria Condensada, Prédio Multiuso II, Térreo - Campus Darcy Ribeiro, UnB

 

28 de outubro (sexta-feira), às 15h

"Relaciones Interétnicas, fronteras y Estado-Nación en Norpatagonia Argentina: trayectorias y emergencia de los pueblos indígenas" 

Sebastián Valverde

Sebastián Valverde. Es Doctor (2006) en Ciencias Antropológicas de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, Argentina(UBA). Es Licenciado (2001) y Profesor (1998) en Ciencias Antropológicas de la misma Facultad. Es investigador asistente del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) con sede de trabajo en la Sección Antropología Social del Instituto de Ciencias Antropológicas de la mencionada Facultad. También es docente del Departamento de Ciencias Antropológicas y de la Maestría en Antropología Social (FFyL-UBA). Actualmente investiga temas de antropología económica, relaciones interétnicas, pueblos indígenas em particular relacionados al pueblo indígena mapuche (asentado en la región de Norpatagonia Argentina). Ha publicado sobre estos temas en artículos en revistas y libros nacionales e internacionales. Sus lineas de investigación actuales refieren a los movimientos indigenas, las demandas territoriales, y los efectos en los pueblos originarios de diferentes transformaciones socioeconómicas.


- Seminário: "Subsídios Jurídicos e Antropológicos para a Regulamentação da Consulta Prévia junto a Povos Indígenas no Brasil"

Data: 10 de outubro de 2011 (segunda-feira), das 8h30 às 18 h

Local: Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro (Asa Norte, Brasília - DF), Pavilhão Multiuso II, andar térreo, Auditório da Física.

O caráter fundamental do direito a consulta previa dos povos indígenas e comunidades tradicionais, reconhecido nos convênios, pactos e na jurisprudência dos tribunais internacionais, assim como nas disposições constitucionais e legislativas de alguns países da América Latina, é um dever dos Estados e deve ser acionada antes da adoção de medidas legislativas ou administrativas que possam afetar os direitos dos povos indígenas; está relacionada com o direito desses povos e comunidades a manifestar, segundo seus costumes e tradições, um consentimento livre, prévio e informado, no marco de um diálogo intercultural marcado pela boa-fé.

O evento proposto tem como objetivo principal gerar subsídios à regulamentação e aplicação da consulta prévia aos povos indígenas para o cumprimento da obrigação contraída pelo país, com a ratificação da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, Convenção sobre Povos Indígenas e Tribais em Países Independentes (1989). A Convenção entrou em vigor em 5 de setembro de 1991, e no Brasil ela foi ratificada por meio do Decreto Legislativo nº 143, em vigor desde 2003. Com a Convenção 169 da OIT e a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (2007), Estados e sociedades adentraram em um novo contexto de direito, o direito dos povos indígenas a autodeterminação. A partir daí todos os povos indígenas têm o direito de manifestar sua vontade, recuperando o controle sobre seu destino, sendo a consulta a forma principal de garantir esse direito, como todos os direitos dos povos indígenas.

O Seminário pretende criar um ambiente de debate e intercâmbio de idéias, opiniões e informações sobre o assunto. Visa também contribuir para que o Estado brasileiro e os povos indígenas disponham dos instrumentos necessários e imprescindíveis à formulação, planejamento, avaliação e definição de políticas públicas adequadas. No momento de crescimento econômico por que passa o país, é absolutamente fundamental redobrar a atenção sobre potenciais riscos de projetos e empreendimentos incluídos no PAC, por exemplo, virem afetar a pessoa individual e coletiva indígena, bem como os bens e recursos do patrimônio indígena.

Realização:

Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc)

Rede de Cooperação Alternativa (RCA)

Associação Brasileira de Antropologia (ABA)

Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (Ceppac, UnB)

Ministério Público Federal (MPF)


- Ciclo de palestras e debates - 1/2011

22 de junho (quarta-feira), às 16h

Coordenação: Profa. Dra. Flávia Lessa de Barros

Sala Roberto Cardoso de Oliveira - Multiuso II, 1º andar, Campus Darcy Ribeiro

“Dilemas da Raça no Contexto de Políticas Públicas Afirmativas em Duas Américas”

Lília Tavolaro

É professora Adjunta no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Ciências Sociais (1995) e Mestrado em Sociologia (1999), ambas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Obteve o título de M.A. em Sociologia (2003) e de Ph.D. em Sociologia pela The New School for Social Research/Nova York (2007). Foi Fellow do Janey Program (Graduate Faculty - The New School) em 2004. Sua tese de doutorado foi premiada com o Stanley Diamond Award in the Social Sciences (The New School). É autora do livro "Dilemas da Globalização na Europa Unificada" (Annablume/FAPESP, 2005) e de artigos em periódicos especializados. Atua nas seguintes áreas: Teoria sociológica, questões raciais, sociologia política, sociologia do corpo.