Departamento

 

O Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) foi criado em 2017 a partir da refundação do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC), que teve suas atividades iniciadas em 22 de outubro de 1987 com o primeiro curso de Doutorado voltado para os estudos comparados em sociologia e antropologia da América Latina e o Caribe.

 

A partir de 2002, o CEPPAC, hoje ELA, se uniu aos departamentos de Antropologia (DAN) e Sociologia (SOL) para a criação do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Brasília e seu Programa voltou-se para a área mais abrangente de Ciências Sociais com concentração em Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA).

 

Graduação

 

Em janeiro de 2019 foi realizada a transferência integral da coordenação acadêmica da habilitação em Ciências Sociais para o ELA. O currículo e fluxo foram mantidos até a conclusão e implementação da reforma dos cursos de graduação do ICS, o que propiciará ao bacharelado em Ciências Sociais a habilitação em Ciências Sociais Latino-Americanas.

O projeto pedagógico do curso parte da experiência acadêmica do ELA com a sua pós-graduação e a graduação em Ciências Sociais na UnB, preenchendo uma importante lacuna na formação dos demais cursos da universidade. Tal lacuna remete diretamente ao próprio Plano Orientador da Universidade de Brasília, o qual arrolava dentre as funções básicas da universidade:

 

Contribuir para que Brasília exerça, efetivamente, a função integradora que se propõe assumir, através da criação de um núcleo de ensino superior aberto aos jovens de todo o país e a uma parcela da juventude da América Latina e de um centro de pesquisas científicas e de estudos de alto padrão”. (PLANO 1962: s/p)

 

Convidamos a explorar nossa página eletrônica e conhecer a Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, nossos núcleos, laboratórios e observatórios de pesquisa, a lista de teses e dissertações, dentre outros recursos!

 

Pós-Graduação

 

A primeira turma de Mestrado iniciou suas atividades em 2003, seguindo a mesma lógica de formação do Doutorado iniciado antes, com uma diminuição na carga de créditos e delimitação dos objetos e temas de pesquisa de modo a adequá-los aos propósitos de uma dissertação de mestrado.

 

Em 2022, o ELA completou 35 anos de existência, assim como seu Programa de Pós-Graduação, o primeiro no Brasil a tratar exclusivamente a comparação entre países das Américas e mantém-se como o único com esta proposta no âmbito das Ciências Sociais feitas no país. A experiência multidisciplinar do PPGECsA tem se apoiado principalmente na interlocução com os paradigmas, teorias e metodologias próprias da Antropologia Social, Ciência Política e Sociologia, e com as demais disciplinas humanísticas como a História, a Economia e o Pensamento Social e Político Latino-Americano e Caribenho. Mais recentemente, esta abertura passou a compreender também um diálogo fecundo com outros saberes e campos de conhecimento como os Estudos Feministas, Estudos Indígenas, Estudos Culturais, Pós-Coloniais, além dos próprios "Latin American Studies", American Studies e Canadian Studies/Études Canadiennes. Daí resulta grande parte da abrangência temática e relevância intelectual da produção científica do ELA sobre as Américas expressa em artigos, dissertações, teses, livros, eventos e vídeos, reconhecida através de prêmios e menções honrosas concedidas em diferentes momentos de sua existência a professores, pesquisadores e alunos.

 

logo ela 2