Cultura e Identidades nas Américas - 130095 (4 créditos)

Ementa: A presente disciplina está voltada para o estudo da cultura, identidade e etnicidade na qualidade de conceitos centrais para a compreensão das múltiplas situações, processos e dinâmicas socioculturais nas Américas.  A pluralidade étnica e as estruturas colonialistas de subordinação serão tratadas a partir da consideração de estudos empíricos em contextos específicos: regiões de fronteira, movimentos sociais, movimentos nacionalistas, áreas culturais e/ou etnográficas, instituições e processos políticos nas Américas.

 

Estudos Americanos I - 130079 (2 créditos)

Ementa: Esta disciplina tomará as Américas como área de interesse para estudos e pesquisas de teor interdisciplinar e comparativo em Ciências Sociais e Humanas (Antropologia, Sociologia, Ciência Política, História, Literatura etc.). Para tanto, a disciplina tem como objetivo apresentar as sociedades americanas a partir das pesquisas realizadas, em andamento e/ou a realizar-se pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas – Ceppac da Universidade de Brasília. Com a leitura dos resultados e/ou projetos destas pesquisas se espera conhecer, reconhecer e problematizar temas e objetos de pesquisa pertinentes à compreensão das sociedades americanas.

 

Estudos Comparados sobre as Américas 130311 - (4 créditos)

Ementa: O objetivo da disciplina é introduzir os alunos à metodologia comparada nas ciências sociais e apresentá-los a exemplos recentes de estudos comparados enfocando assuntos contemporâneas relacionados a cultura, identidade, sociedade e política nas Américas. Em sua primeira parte, o curso discute diferentes abordagens sobre os estudos comparados, diferenciando, inicialmente, o método comparado do experimental, estatístico, e estudo de caso. Em seguida, discutem-se variações nos estilos de se fazer comparação nas ciências sociais, resultando em desenhos de pesquisa variados. Por último, serão lidos exemplos de pesquisas comparadas nas Américas enfocando temas contemporâneos.

 

Estudos Americanos II - 130117 (2 créditos)

Ementa: A disciplina tem como objetivo apresentar as sociedades americanas a partir das linhas de pesquisa do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas - CEPPAC da Universidade de Brasília.  Espera-se reconhecer, conhecer e problematizar temas e objetos de pesquisa pertinentes à compreensão das sociedades americanas na contemporaneidade.

 

Introdução a Metodologia das Ciências Sociais - 134074 (4 créditos)

Ementa: A pesquisa em Ciências Sociais é o meio pela qual a teoria e o conhecimento social são produzidos e se renovam. A disciplina tem por finalidade propiciar uma discussão inicial sobre a ciência de modo geral e sobre as Ciências Sociais em particular. Destina-se, além disso, a explorar algumas das principais questões relativas à metodologia de pesquisa social e a capacitar o aluno a estabelecer distinções entre as diferentes abordagens de pesquisa. Pretende-se, ao final, que os alunos desenvolvam uma atitude crítica quanto às características, requisitos, possibilidades e limites do conhecimento científico. Nesse sentido, a disciplina constitui uma introdução aos modos pelos quais os pesquisadores sociais elaboram e questionam sua aproximação à realidade, em termos teóricos e metodológicos.

 

Pensamento Social e Político na América Latina 130290 - (4 créditos)

Ementa: A presente disciplina busca oferecer ao estudante de Graduação em Ciências Sociais uma observação acerca do Pensamento Social e Político Latino-americano. A disciplina tem como objetivo apresentar a historicidade e a diversidade de pensamentos e teorias produzidas sobre a realidade latino-americana. Um olhar de longa duração que evidencia uma solida e ampla trajetória de produção intelectual na região, evidencias de uma identidade. Estudos, observações, ensaios, pesquisas, centradas na analises da realidade local, regional e global, em tempos e espaços específicos, com temas e centralidades próprias.

Política e Estado nas Américas - 130125 (2 créditos)

Ementa: A presente disciplina busca oferecer ao estudante de Graduação em Ciências Sociais um curso de formação em que temas e teorias serão abordados levando a um entendimento amplo da política e dos estados americanos, com ênfase na comparação. Temas como Democracia e comportamento político, Ideologias e Cultura Política, Instituições e Políticas Públicas, Sociedade civil, movimentos sociais e cidadania serão estudados com vistas a entender os diferentes autores e teorias em seus contextos e limites. 

Processos de Desenvolvimento nas Américas 130303 - (4 créditos)

 

Ementa: A presente disciplina está voltada para o estudo do “desenvolvimento” nas Américas, a partir de uma analise sócio-histórica do tema desenvolvimento. O curso abordará fenômenos associados ao processo de diferenciação e de mudanças sociais através da tradição conhecida como “sociologia do desenvolvimento”. O programa será realizado por meio de estudos teóricos e de caso, envolvendo interfaces com os temas mais relevantes do cenário contemporâneo: crescimento econômico; pobreza/exclusão social; trabalho/emprego; gênero; desenvolvimento sustentável; etnodesenvolvimento; globalização. No contexto desses estudos e em consonância com as especificidades do programa acadêmico-institucional do CEPPAC, pretende-se avançar nas discussões “inter”, “trans” e “intra” disciplinares. Na mesma direção, pretende-se envolver perspectivas comparadas, com maior enfoque nas Américas, e de modo a apreender as interconexões entre macro e micro, estrutura e ação, sociedade e sujeito nos processos analisados. “Desenvolvimento” e “processos de desenvolvimento” serão debatidos em múltiplas dimensões, com ênfase na diversidade de visões, nas continuidades, tensões e contradições e rupturas decorrentes.

 

Sociedade, Cultura e Política nas Américas 130320 - (4 créditos)

Ementa: Esta disciplina busca discutir algumas das problemáticas que distinguem o continente americano, seja por serem relevantes em nações ou regiões específicas, seja porque promovem elos de solidariedade ou de conflito no âmbito continental. A disciplina busca também uma prática de ensino interdisciplinar, que discuta conceitos e dados utilizados pelas Ciências Sociais e outras áreas de conhecimento. Sob esse aspecto, os conceitos de sociedade, cultura e política se constituem em meios de aproximação às problemáticas continentais. Espera-se que essa estratégia permita ao estudante não apenas se familiarizar com as temáticas predefinidas como culturais, sociais e políticas, mas que também propicie a visualização da complexidade das Américas.

 

Tópicos Especiais de Metodologia Qualitativa I - 130087 (4 créditos)

Ementa: Seminário sobre metodologias qualitativas de pesquisa com o objetivo de apresentar e debater a relação entre teorias e métodos nas Ciências Sociais.  Busca-se uma discussão crítica sobre a metodologia nas Ciências Sociais a partir de autores clássicos enfatizando os limites disciplinares e o potencial interdisciplinar das Ciências Sociais.

 

Tópicos Especiais de Metodologia Quantitativa I - 130109 (4 créditos)

Ementa: Seminário sobre metodologias quantitativas de pesquisa com o objetivo de apresentar a relação entre técnicas e métodos de pesquisa nas Ciências Sociais.  Busca-se uma discussão crítica sobre a metodologia quantitativa das Ciências Sociais enfatizando os limites disciplinares e o potencial interdisciplinar das Ciências Sociais.

  • ebook
  • repam mini
  • logo revista abya yala
  • cadernos obmigra
  • pos logo

 logo facebook

 

logo twitter