O CEPPAC surgiu a partir de um convênio entre a UnB e a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO) em 1987, quando ainda havia poucos doutoramentos no Brasil. Foi o primeiro programa de Doutorado da FLACSO no Brasil, com foco em estudos comparativos sobre a América Latina e o Caribe. A partir de 2002, o CEPPAC se integrou ao Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Brasília, ao lado dos departamentos de Antropologia (DAN) e Sociologia (SOL) e seu Programa voltou-se multidisciplinarmente para a área de Ciências Sociais, com ênfase em Estudos Comparados sobre as Américas.

A primeira turma de Mestrado iniciou suas atividades em 2003, seguindo a mesma lógica de formação do doutorado, com uma diminuição na carga de créditos e delimitação dos objetos e temas de pesquisa de modo a adequá-los aos propósitos de uma dissertação de mestrado.

Em 2012, o CEPPAC completou 25 anos de existência, assim como seu Programa, o primeiro a tratar exclusivamente a comparação entre países das Américas e mantém-se como o único com esta proposta no âmbito das Ciências Sociais na área Interdisciplinar da CAPES. A experiência multidisciplinar do PPG/CEPPAC tem se apoiado principalmente na interlocução com os paradigmas, teorias e metodologias próprias da Antropologia Social, Ciência Política e Sociologia, e com as demais disciplinas humanísticas como a História, Filosofia, Literatura, Economia, Demografia, Geografia e Relações Internacionais. Mais recentemente, esta abertura passou a compreender também um diálogo fecundo com outros saberes e campos de conhecimento como os Estudos Feministas, Estudos Indígenas, Estudos Culturais, Pós-Coloniais, além dos próprios "Latin American Studies", American Studies and Canadian Studies/Études Canadiennes. Daí resulta grande parte da abrangência temática e relevância intelectual da produção científica do CEPPAC sobre as Américas expressa em artigos, dissertações, teses, livros, eventos e vídeos, reconhecida através de prêmios e menções honrosas concedidas em diferentes momentos de sua existência a professores, pesquisadores e alunos.

 

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