O Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) foi criado em 2017 a partir da refundação do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC), que teve suas atividades iniciadas em  22 de outubro de 1987 com o primeiro programa de Doutorado voltado para os estudos comparativos sobre a América Latina e o Caribe. A partir de 2002, o CEPPAC, hoje ELA, se integrou ao Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Brasília, ao lado dos departamentos de Antropologia (DAN) e Sociologia (SOL) e seu Programa voltou-se multidisciplinarmente para a área de Ciências Sociais e tendo como área de concentração os Estudos Comparados sobre as Américas (PPG/ECsA).

A primeira turma de Mestrado iniciou suas atividades em 2003, seguindo a mesma lógica de formação do doutorado, com uma diminuição na carga de créditos e delimitação dos objetos e temas de pesquisa de modo a adequá-los aos propósitos de uma dissertação de mestrado.

Em 2018, o ELA completou 31 anos de existência, assim como seu Programa, o primeiro no Brasil a tratar exclusivamente a comparação entre países das Américas e mantém-se como o único com esta proposta no âmbito das Ciências Sociais feitas no país. A experiência multidisciplinar do PPG/ECsA tem se apoiado principalmente na interlocução com os paradigmas, teorias e metodologias próprias da Antropologia Social, Ciência Política e Sociologia, e com as demais disciplinas humanísticas como a História, a Economia e o Pensamento Social e Político Latino-Americano e Caribenho. Mais recentemente, esta abertura passou a compreender também um diálogo fecundo com outros saberes e campos de conhecimento como os Estudos Feministas, Estudos Indígenas, Estudos Culturais, Pós-Coloniais, além dos próprios "Latin American Studies", American Studies e Canadian Studies/Études Canadiennes. Daí resulta grande parte da abrangência temática e relevância intelectual da produção científica do ELA sobre as Américas expressa em artigos, dissertações, teses, livros, eventos e vídeos, reconhecida através de prêmios e menções honrosas concedidas em diferentes momentos de sua existência a professores, pesquisadores e alunos.

Convidamos a explorar nossa página eletrônica e conhecer a Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, nossos núcleos, laboratórios e observatórios de pesquisa, a lista de teses e dissertações, dentre outros recursos!