O Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) conta com grupos de estudo, laboratórios de pesquisa e observatórios que abrigam grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), certificados pela Universidade de Brasília (UnB).

_____________________________________________________________________________

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE PENSAMENTO CRÍTICO LATINO-AMERICANOS (ECLA)
Coordenação Prof. Raphael Seabra
O Grupo de Estudos sobre Pensamento Crítico Latino-Americano (ECLA) está organizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA) da Universidade de Brasília. O grupo conta com a participação de professores, estudantes de pós-graduação e graduação da UnB. Trata-se de grupo aberto ao público em geral, como esforço de diálogo com espaço público e difusão das ciências sociais latino-americanas. O principal objetivo do grupo é desenvolver e incentivar estudos e pesquisas sobre temáticas políticas, sociais e econômicas da América Latina e Caribe. O grupo divulga sua produção intelectual através da participação em eventos acadêmicos nacionais e internacionais, publicações de resenhas, artigos, capítulos de livros e livros completos, organização de seminários, colóquios e mesas de debate sobre a temática latino-americana e caribenha.
_____________________________________________________________________________

GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE GÊNERO (GREIG)

Coordenação: Profa. Delia Dutra

O Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Gênero se constitui como espaço aberto de estudo e debate acadêmico sobre os mais diversos assuntos propondo uma reflexão desde a perspectiva crítica interdisciplinar desenvolvida no âmbito das Teorias Feministas e de Gênero. Fundado no dia 28 de novembro de 2014 por iniciativa de um grupo de estudantes de graduação das Ciências Sociais, o GREIG atualmente é formado por graduandos, pós-graduandos, egressos e docentes de diversas áreas de conhecimento.

_____________________________________________________________________________

LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE AS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS (LAEMI)

Coordenação: Prof. Leonardo Cavalcanti

O LAEMI, reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como Grupo de Pesquisa, dedica-se ao estudo do fenômeno migratório internacional nas Américas em múltiplas dimensões (social, econômica, cultural, familiar, laboral, política, jurídica, entre outras) e em diferentes escalas (nacional, regional e transnacional). A partir de uma perspectiva interdisciplinar e comparada promove pesquisas que analisam o impacto das migrações contemporâneas nas sociedades de origem, nos lugares de destino, nos espaços de fronteira e nos campos sociais transnacionais dos migrantes.

_____________________________________________________________________________

LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM MOVIMENTOS INDÍGENAS, POLÍTICAS INDIGENISTAS E INDIGENISMO (LAEPI)

Coordenação: Profa. Sandra Nascimento e Prof. Cristhian Teófilo da Silva

O LAEPI tem por objetivo promover projetos de pesquisa e de extensão, reunir grupos de pesquisadores, profissionais, pós-graduandos e graduandos indígenas e não-indígenas da UnB e outras universidades brasileiras e estrangeiras, e estimular a produção científica nas Ciências Sociais por meio de artigos, livros, material didático impresso ou eletrônico e material audiovisual abrangendo comunidades tradicionais, grupos étnicos e povos indígenas no continente americano.

Para isso promoverá reuniões de estudo, seminários de alcance local, regional e internacional e estimulará a participação em congressos científicos na área das Ciências Sociais com vistas a ampliar e qualificar a produção científica indígena, não-indígena e intercultural em torno dos problemas sociais, movimentos etnopolíticos, reivindicações territoriais e por autonomia, conflitos socioambientais, dentre outros.

____________________________________________________________________________

LABORATÓRIO DE PESQUISA SOBRE ESTADO E DESENVOLVIMENTO NAS AMÉRICAS (LAPEDA)

Coordenação: Prof. Moisés Villamil Balestro; Prof. Luiz Guilherme de Oliveira; e Prof. Camilo Negri.

O LAPEDA tem por objetivo promover projetos de pesquisa, debates, seminários e parcerias com outros grupos e instituições de pesquisa voltados para o estudo da relação entre Estado e Desenvolvimento, em temas como Variedades de Capitalismo, Estado de Bem-Estar Social, Economia Política, transformação industrial, desenvolvimento tecnológico e políticas públicas para o desenvolvimento.

O LAPEDA reúne pesquisadores, profissionais, da UnB e de outras universidades brasileiras e estrangeiras, e estimular a produção científica e interdisciplinar (Economia Política, Sociologia Econômica, Ciência Política, Geografia e Administração) por meio de artigos em revistas científicas, livros impressos e eletrônicos, white papers com recomendações de política, relatórios de pesquisa entre outros.

O LAPEDA atua nas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA): a) Desenvolvimento, Globalização e Regionalização nas Américas e b) Sociedade, Estado e Política nas Américas. O LAPEDA também inclui o Grupo de Estudos Comparados em Sociologia Econômica (registrado no CNPQ desde 2011 e coordenador pelo Prof. Dr. Moisés Villamil Balestro) e suas respectivas atividades.

_____________________________________________________________________________

OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS E POLÍTICAS INDIGENISTAS (OBIND)

Coordenação: Profa. Elaine Moreira

Criado no dia 06 de abril de 2016 pelo Colegiado do CEPPAC, hoje, Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), reunido em sua 144ª reunião, o Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas (OBIND) pretende obter e sistematizar dados quantitativos e qualitativos sobre processos de territorialização, gestão territorial, conflitos interétnicos, direitos humanos e qualidade de vida de povos e populações indígenas nas áreas reservadas ou em contextos urbanos, de modo a possibilitar visibilidade, comparabilidade, avaliação e orientação para as políticas indigenistas e promoção dos seus direitos, notadamente aqueles pertinentes ao respeito de seus usos, costumes e tradições e ao usufruto exclusivo das terras que tradicionalmente ocupam, reconhecendo para isto a condição sine qua non da promoção da autonomia indígena e a superação da tutela como legado assimilacionista.

O OBIND também contribuirá para o campo científico, tanto em nível empírico, como teórico, pois se trata de uma iniciativa pioneira, que servirá para reunir, através de uma rede acadêmica, a diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados na análise das problemáticas sociais indígenas contemporâneas.

_____________________________________________________________________________

OBSERVATÓRIO DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS (OBMigra)

Coordenação: Prof. Leonardo Cavalcanti

O OBMigra foi instituído a partir de um termo de cooperação entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e a Universidade de Brasília (UnB), por meio do ELA.

O Observatório tem como meta ampliar o conhecimento sobre os fluxos migratórios internacionais no Brasil, mediante estudos teóricos e empíricos, e apontar estratégias para a inovação social de políticas públicas dirigidas as migrações internacionais. Para realizar essa tarefa propõe-se analisar os três cenários que afetam o Brasil na atualidade: a imigração internacional; a emigração brasileira para outros países e os projetos migratórios de retorno dos emigrantes brasileiros.

O OBMigra está sob a coordenação científica do Professor Leonardo Cavalcanti e conta com uma ampla equipe de pesquisadores em diferentes níveis, pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação.