O Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) conta com grupos de estudo, laboratórios de pesquisa, núcleos e observatórios que abrigam grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), certificados pela Universidade de Brasília (UnB).

NÚCLEO DE REFERÊNCIA E DOCUMENTAÇÃO SOBRE AS AMÉRICAS (NUREDA)

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas

O Núcleo de Referência e Documentação sobre as Américas conta com um acervo voltado para a área de humanidades, notadamente Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Economia e Literatura.

O Núcleo recebe sistematicamente as publicações do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), do qual o Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) é membro, e doações de publicações de alguns países, destacando-se o México e Espanha.  Boa parte do acervo está em língua espanhola.

No acervo do Núcleo também se encontram as teses e dissertações defendidas pelos pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA). O acervo contém além de edições de revistas especializadas, vídeos referentes ao temas das Américas. Além de servir aos corpos docente e discente do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), esse acervo também se encontra à disposição de outros estudantes, pesquisadores e professores da UnB.  O acesso ao acervo se dá pela consulta local e empréstimos serão feitos somente a professores, pesquisadores e alunos vinculados ao ELA. Para maiores informações dirija-se às secretarias do ELA.

NÚCLEO-REDE DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE DESENVOLVIMENTO E DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA (DDAL)

Coordenação: Profa. Flávia Lessa de Barros e Profa. Lília Tavolaro

Objetivos, estrutura e dinâmica: O DDAL prioriza perspectivas teóricas e empíricas sobre as relações entre “desenvolvimento” e “democracia”, tanto em termos de suas convergências e interfaces, como em termos de suas descontinuidades, ambigüidades e contradições. O foco é voltado para experiências, mitos e alternativas paradigmáticas. Fundamenta-se na percepção do caráter polissêmico das ideias de “desenvolvimento” e de “democracia”, cujas conceituações, modelos, projetos e práticas relacionadas são alvo de inúmeras relações de poder e infindáveis disputas. “América Latina” é o lócus sócio-político-econômico-cultural-geográfico priorizado pela proposta para os estudos, pesquisas e debates sobre diversas questões compreendidas e identificadas nas relações entre desenvolvimento e democracia. O DDAL visa contribuir para o fortalecimento da visibilidade do campo das Ciências Sociais Latino-americanas e, em especial, da Sociologia Latino-americana. Ao mesmo tempo, visa buscar nestes campos oportunidades de intercâmbio e de interlocução especializada de alto nível em diversos países latino-americanos, beneficiando-se de um formato operacional de núcleo-rede. Portanto, O DDAL é concebido como um núcleo de estudos, pesquisas e debates com estrutura e dinâmica combinada às de redes. Um núcleo com vinculação a redes e em prol de redes e com atuação acadêmica coletiva em redes acadêmicas. O DDAL prevê o intercâmbio e colaboração com outros professores, pesquisadores individuais, núcleos e laboratórios de outros PPGs, na UnB, noutras universidades brasileiras e internacionais. Além disso, prevê interfaces e cooperações entre múltiplas agendas (acadêmicas, governamentais, de organismos internacionais, OSCs e movimentos sociais). O DDAL é aberto para a participação de ex-estudantes e estudantes do PPG-CEPPAC, estudantes de outros programas de pós-graduação na UnB e de outras universidades.