Apresentação 

O LAEPI foi criado em 28 de março de 2011, com sua aprovação pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA) do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA, ex-CEPPAC), e tem por objetivo promover e obter recursos para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e de extensão, reunir grupos de pesquisadores/as, profissionais, estudantes indígenas e não-indígenas da Universidade de Brasília (UnB) e outras universidades brasileiras e estrangeiras, e estimular a produção científica sobre sua área de atuação nas Ciências Sociais por meio de artigos, resenhas e livros científicos, material didático e paradidático (impresso ou eletrônico) e material audiovisual que possam servir à promoção dos direitos dos povos indígenas e ao seu conhecimento.

Para isso promoverá colóquios, cursos, reuniões de estudo ou mingas de pensamento e seminários de alcance local, regional e internacional, e estimulará a participação de seus/suas integrantes em congressos científicos na área das Ciências Sociais com vistas a ampliar e qualificar a produção científica em torno dos movimentos indígenas, políticas indigenistas e indigenismo no continente americano.

Organização

O LAEPI, com sede no Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), é coordenado pelo Prof. Dr. Cristhian Teófilo da Silva, proponente da criação do laboratório. Admite a vinculação, nos termos da legislação vigente e das normas da Universidade de Brasília (UnB), dos/as demais professores/as e pesquisadores/as colaboradores/as vinculados/as ao Departamento ou ao Programa de Pós-Graduação, pesquisadores/as independentes, estudantes e profissionais indígenas e não-indígenas, desde que comprometidos/as com os objetivos e temáticas do laboratório e admitidos/as pelos coordenadores.

A vinculação entre os/as pesquisadores/as do LAEPI se dá a partir do ingresso no grupo de pesquisa  do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): "Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo". O Grupo de Pesquisa é coordenado pelo Prof. Dr. Cristhian Teófilo da Silva e pela Dra. Sandra Nascimento. Para mais informações sobre o grupo de pesquisa acessar: http://dgp.cnpq.br e http://pesquisa.unb.br/

Os/as demais interessados/as podem acompanhar as atividades do laboratório solicitando inclusão na lista de e-mail do laboratório pelo e-mail: Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser. 

O LAEPI também abriga o Observatório dos Direitos e Políticas Indígenas (OBIND), coordenado pela Profa. Dra. Elaine Moreira: OBIND | Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas

Linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA)

As atividades de pesquisa do LAEPI estão inseridas na linha de pesquisa:

Etnicidade, Raça, Classe e Gênero nas Américas

  • Eixo 1: Estratificações sociais, desigualdades e dominação. Estuda eixos de desigualdade nas sociedades contemporâneas, com ênfase na ação coletiva e protagonismo de minorias em contextos regionais, nacionais e globais. Analisa respostas estatais e interestatais de administração dos problemas e conflitos interétnicos, raciais, de classe e de gênero pertinentes a esses contextos conformando problemas sociais compartilhados. 
  • Eixo 2: Interculturalidade, Multiculturalismo e Relações de Gênero: Estuda as políticas sociais e culturais com enfoque sobre seus impactos e relações com movimentos identitários e processos políticos e institucionais de construção de categorias étnicas, raciais e de gênero. Destaca o estudo das relações interétnicas, raciais e de gênero e seus efeitos para o acesso a equidade, redistribuição e reconhecimento.

Declaração de postura antirracista

Preâmbulo. Os membros do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo (LAEPI), do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC), presentes em sua V Reunião, no último dia 04 de abril de 2014, às 15h, no CEPPAC, discutiram e concordaram em publicar esta “Declaração de Postura Antirracista” para a condução de suas atividades, exortando outros laboratórios, subunidades e unidades acadêmicas da Universidade de Brasília a conhecê-la e observá-la.

I. Os membros do LAEPI concordamos em observar e praticar as seguintes posturas antirracistas nos âmbitos das atividades do laboratório e do Centro ao qual está vinculado:

  1.  Reconhecemos que todas as pessoas possuem o direito a não sofrerem discriminação com base em concepções de raça, ancestralidade, nacionalidade, lugar de origem, pertencimento étnico, grupo linguístico, crenças, idade, tipo físico, identidade de gênero, estado civil ou por ser portador de qualquer tipo de deficiência;
  2. Nenhum comportamento discriminatório será tolerado no LAEPI;

II. Consequentemente, é responsabilidade dos membros do LAEPI adotar uma conduta antirracista, de tal maneira que serão consideradas discriminatórias não somente as atitudes assumidamente racistas, mas comentários, piadas, insinuações e menções depreciativas, orais ou escritas, bem como imagens e sons ofensivos às pessoas ou grupos diferenciados em termos raciais, de ancestralidade, nacionalidade, lugar de origem, pertencimento étnico, grupo linguístico, crenças, idade, tipo físico, identidade de gênero, estado civil ou por ser portador de qualquer tipo de deficiência;

III. Por estarmos de acordo, faremos conhecer esta declaração publicamente.

04 de abril de 2014

Prof. Dr. Cristhian Teófilo da Silva

Coordenador do LAEPI

Daniela Fernandes Alarcon

Sandra Nascimento

Ana Maria Martins Amorim

Gustavo Hamilton Menezes

Stephen Grant Baines

Wildes Andrade

Ana Aline Furtado

Juliana Pinheiro Nogueira Bessa

Tamara Lopes Martins Camargo

Isabel Mesquita

Liliana Salvo

Estevão Rafael Fernandes

Clarissa Noronha Melo Tavares

Membros do LAEPI

 

Afiliação institucional

 

logo ela

 

Laboratório cadastrado no PNIPE

 

pnipe

 

 Colaborações

 

logo am reduzido

ciera

logomarca Lageri DAN UnB

logo lias small

moitara

logo museu goeldi

OBMigra logo

RedFEIAL

rinepi

 

 

logolaepimini

Logomarca criada por Adriana Azambuja