O Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) conta com grupos de estudo, laboratórios de pesquisa e observatórios que abrigam grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), certificados pela Universidade de Brasília (UnB).
_____________________________________________________________________________
GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE GÊNERO (GREIG)
Coordenação: Profa. Delia Dutra
Fundado em 28 de novembro de 2014 por iniciativa de estudantes de graduação em Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB). É formado por graduandes, pós-graduandes, pesquisadoras, professoras, dentre outros segmentos sociais. É um espaço aberto de estudo e debate acadêmico na perspectiva crítica e interdisciplinar no âmbito das Teorias Feministas e de Gênero. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA), Departamento de Estudos Latino-americanos (ELA), Instituto de Ciências Sociais (ICS).
_____________________________________________________________________________
LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE AS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS (LAEMI)
O LAEMI, reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como Grupo de Pesquisa, dedica-se ao estudo do fenômeno migratório internacional nas Américas em múltiplas dimensões (social, econômica, cultural, familiar, laboral, política, jurídica, entre outras) e em diferentes escalas (nacional, regional e transnacional). A partir de uma perspectiva interdisciplinar e comparada promove pesquisas que analisam o impacto das migrações contemporâneas nas sociedades de origem, nos lugares de destino, nos espaços de fronteira e nos campos sociais transnacionais dos migrantes.
_____________________________________________________________________________
Coordenação: Prof. Cristhian Teófilo da Silva
O LAEPI tem por objetivo promover projetos de pesquisa e de extensão, reunir grupos de pesquisadores, profissionais, pós-graduandos e graduandos indígenas e não-indígenas da UnB e outras universidades brasileiras e estrangeiras, e estimular a produção científica nas Ciências Sociais por meio de artigos, livros, material didático impresso ou eletrônico e material audiovisual abrangendo comunidades tradicionais, grupos étnicos e povos indígenas no continente americano.
Para isso promoverá reuniões de estudo, seminários de alcance local, regional e internacional e estimulará a participação em congressos científicos na área das Ciências Sociais com vistas a ampliar e qualificar a produção científica indígena, não-indígena e intercultural em torno dos problemas sociais, movimentos etnopolíticos, reivindicações territoriais e por autonomia, conflitos socioambientais, dentre outros.
____________________________________________________________________________
LABORATÓRIO DE PESQUISA SOBRE ESTADO E DESENVOLVIMENTO NAS AMÉRICAS (LAPEDA)
Coordenação: Prof. Moisés Villamil Balestro; Prof. Luiz Guilherme de Oliveira; e Prof. Camilo Negri.
_____________________________________________________________________________
OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS E POLÍTICAS INDIGENISTAS (OBIND)
Coordenação: Profa. Elaine Moreira
Criado no dia 06 de abril de 2016 pelo Colegiado do CEPPAC, hoje, Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), reunido em sua 144ª reunião, o Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas (OBIND) pretende obter e sistematizar dados quantitativos e qualitativos sobre processos de territorialização, gestão territorial, conflitos interétnicos, direitos humanos e qualidade de vida de povos e populações indígenas nas áreas reservadas ou em contextos urbanos, de modo a possibilitar visibilidade, comparabilidade, avaliação e orientação para as políticas indigenistas e promoção dos seus direitos, notadamente aqueles pertinentes ao respeito de seus usos, costumes e tradições e ao usufruto exclusivo das terras que tradicionalmente ocupam, reconhecendo para isto a condição sine qua non da promoção da autonomia indígena e a superação da tutela como legado assimilacionista.
O OBIND também contribuirá para o campo científico, tanto em nível empírico, como teórico, pois se trata de uma iniciativa pioneira, que servirá para reunir, através de uma rede acadêmica, a diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados na análise das problemáticas sociais indígenas contemporâneas.
_____________________________________________________________________________
OBSERVATÓRIO DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS (OBMigra)
Coordenação: Prof. Leonardo Cavalcanti
O OBMigra foi instituído a partir de um termo de cooperação entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e a Universidade de Brasília (UnB), por meio do ELA.
O Observatório tem como meta ampliar o conhecimento sobre os fluxos migratórios internacionais no Brasil, mediante estudos teóricos e empíricos, e apontar estratégias para a inovação social de políticas públicas dirigidas as migrações internacionais. Para realizar essa tarefa propõe-se analisar os três cenários que afetam o Brasil na atualidade: a imigração internacional; a emigração brasileira para outros países e os projetos migratórios de retorno dos emigrantes brasileiros.
O OBMigra está sob a coordenação científica do Professor Leonardo Cavalcanti e conta com uma ampla equipe de pesquisadores em diferentes níveis, pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação.