As Mingas do LAEPI são reuniões de trabalho realizadas com espírito colaborativo e visam contribuir para a divulgação e aprimoramento das atividades de pesquisa sobre movimentos indígenas, políticas indigenistas e indigenismo no continente americano.

O LAEPI se inspira na tradição das mingas para criar um espaço de diálogo e inspirar outras trocas, colaborações e engajamentos.

 

 

 


 

 

 

 

"Povos indígenas, Estados (pluri) nacionais e direito de consulta no Brasil e na Bolívia: reflexões a partir dos processos de regulamentação de direitos"

Thiago Almeida Garcia

Possui graduação em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Ciências Sociais pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas - CEPPAC da UnB (2010) e atualmente cursa doutorado na mesma instituição. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em etnologia indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: política indigenistas na América Latina, educação intercultural indígena, políticas para povos e comunidades tradicionais no Brasil.

24/08/15, segunda-feira

13:00

Sala do LAEPI

CEPPAC

PMU II, térreo, UnB

Asa Norte, Brasília-D.F.

 

“Tradições políticas de resistência indígena: A organização dos povos do Ceará (Brasil) e de Oaxaca (México) diante de projetos de desenvolvimento em seus territórios"

Clarissa Noronha Melo Tavares

Doutoranda em Ciências Sociais (Antropologia) pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (Ceppac), da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela mesma instituição, quando foi bolsista Capes, em 2008 e 2009. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2002) e foi professora substituta do ensino de graduação em Comunicação Social da UFC, entre 2003 e 2005. Em 2010, prestou consultoria ao Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (Cinep) em pesquisa sobre a situação de crianças e adolescentes indígenas no Brasil e, em 2011, prestou consultoria para a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em pesquisa sobre o processo de construção da I Conferência Nacional sobre Emprego e Trabalho Decente.

02/07/15, quinta-feira

13:00

Sala do LAEPI

CEPPAC

PMU II, térreo, UnB

Asa Norte, Brasília-D.F.

70910-900

"Etnomusicologia na Pan-Amazônia: Interfaces com o indigenismo e políticas públicas"

Líliam Barros

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisadora de Pós-Doutorado do CEPPAC. Realizou pós-doutorado em Antropologia (UnB), sendo Doutora e Mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Bacharelado em Música Piano pela Universidade do Estado do Pará (2000).

10/06/15, quarta-feira

13:00

Sala do LAEPI

CEPPAC

PMU II, térreo, UnB

Asa Norte, Brasília-D.F.

70910-900

"Enquadramentos coloniais e homossexualidades indígenas: Reflexões a partir do Brasil"

Estevão Rafael Fernandes

Professor UNIR, doutorando PPG/CEPPAC e membro do LAEPI

06/05/15, quarta-feira

13:00

Sala do LAEPI

CEPPAC

PMU II, térreo, UnB

Asa Norte, Brasília-D.F.



70910-900

"REDD+ Indígena Amazônico: Estratégia de incorporação de um mecanismo hegemônico pelo movimento indígena"

Isabel Rodrigues de Mesquita

Mestranda PPG/CEPPAC e membro do LAEPI

18/03/15, quarta-feira

13:00

Sala do LAEPI

CEPPAC

PMU II, térreo, UnB

Asa Norte, Brasília-D.F.

70910-900