Apresentação

 

O LAEPI foi criado em 28 de março de 2011, com sua aprovação pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA) do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA, ex-CEPPAC), e tem por objetivo promover e obter recursos para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e de extensão, reunir grupos de pesquisadores/as, profissionais, estudantes indígenas e não-indígenas da Universidade de Brasília (UnB) e outras universidades brasileiras e estrangeiras, e estimular a produção científica nas Ciências Sociais por meio de artigos, livros, material didático impresso ou eletrônico e material audiovisual abrangendo comunidades tradicionais, grupos étnicos e povos indígenas no continente americano.

Para isso promoverá cursos, reuniões de estudo, seminários de alcance local, regional e internacional, e estimulará a participação em congressos científicos na área das Ciências Sociais com vistas a ampliar e qualificar a produção científica indígena, não-indígena e intercultural em torno dos problemas sociais, movimentos etnopolíticos, reivindicações territoriais e por autonomia, conflitos socioambientais, dentre outros.

Organização

 

O LAEPI, com sede no Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), é coordenado pelo Prof. Dr. Cristhian Teófilo da Silva, proponente da criação do laboratório, e pela Profa. Dra. Sandra Nascimento. Admite a vinculação, nos termos da legislação vigente e das normas da Universidade de Brasília (UnB), dos/as demais professores/as e pesquisadores/as colaboradores/as vinculados/as ao Departamento ou ao Programa de Pós-Graduação, pesquisadores/as independentes, estudantes e profissionais indígenas e não-indígenas, desde que comprometidos/as com os objetivos e temáticas do laboratório e admitidos/as pelos coordenadores.

A vinculação entre os/as pesquisadores/as do LAEPI se dá a partir do grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): dgp.cnpq.br

Os/as demais interessados/as podem acompanhar as atividades do Laboratório solicitando inclusão na lista de e-mail do Laboratório pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

O LAEPI também abriga o Observatório dos Direitos e Políticas Indígenas (OBIND), coordenado pela Profa. Dra. Elaine Moreira: OBIND | Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas

Linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA)

 

As atividades de pesquisa do LAEPI estão inseridas na linha de pesquisa:

Etnicidade, Raça, Classe e Gênero nas Américas

  • Eixo 1: Estratificações sociais, desigualdades e dominação. Estuda eixos de desigualdade nas sociedades contemporâneas, com ênfase na ação coletiva e protagonismo de minorias em contextos regionais, nacionais e globais. Analisa respostas estatais e interestatais de administração dos problemas e conflitos interétnicos, raciais, de classe e de gênero pertinentes a esses contextos conformando problemas sociais compartilhados. 
  • Eixo 2: Interculturalidade, Multiculturalismo e Relações de Gênero: Estuda as políticas sociais e culturais com enfoque sobre seus impactos e relações com movimentos identitários e processos políticos e institucionais de construção de categorias étnicas, raciais e de gênero. Destaca o estudo das relações interétnicas, raciais e de gênero e seus efeitos para o acesso a equidade, redistribuição e reconhecimento.

 

Afiliação institucional

 

 

 

 

 

Apoio 

 

 

 

 

 

Laboratório cadastrado no PNIPE Laboratório cadastrado no PNIPE

 

 

 

Logomarca criada por Adriana Azambuja