Coleção Américas Compartilhadas

Para adquirir os livros ou visualizar em pdf, clicar nas imagens abaixo.

Atenção: alguns exemplares podem não estar disponíveis eletronicamente.

 

  • 2020

america latina seculo xxi livro 5 pqNeste quinto volume da Coleção Américas Compartilhadas, reunimos sete capítulos com o objetivo de proporcionar uma reflexão crítica entre os temas: desigualdades e democracia, desenvolvimento e desigualdades, democracia e desenvolvimento, além de outras combinações possíveis destas três variáveis. Desse modo, esperamos contribuir com a reflexão crítica dos dilemas e problemas com os quais o nosso continente se defronta no começo do século XXI.

 

 

 

 

 

 

 

 

  • 2017

qual legado 3 volumeA ideia de organizar esse livro surgiu a partir de debates entre docentes e discentes do Laboratório de Pesquisa Estado e Desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC/UnB, hoje Departamento de Estudos Latino-Americanos - ELA) sobre o fim do ciclo de governos progressistas na América Latina em países como Brasil e Argentina. O leitmotiv da publicação é um balanço crítico deste legado a partir de múltiplos olhares e dimensões do processo de desenvolvimento. A obra inclui uma gama ampla de temas como cultura política, trabalho e desenvolvimento industrial, ciência e tecnologia, migrações em países latino-americanos e contribuições do pensamento crítico latino-americano para entender o legado. Torna-se necessário entender quais políticas apresentaram resultados ao longo do século 20, mas não possuem mais as mesmas condições de atender às demandas das sociedades locais. Tem-se claro que as ações dos Estados nacionais da região possuem uma lógica centrada no Estado como ator econômico e social. Entretanto, faz-se necessário “calibrar” o Estado aos novos tempos e dinâmicas do capitalismo.

 

 

 

 

 

 

  • 2016

politica movimento amer compartilhadasA ideia de organizar esse livro surgiu a partir de debates entre docentes e discentes do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC/UnB,  hoje Departamento de Estudos Latino-Americanos - ELA) sobre os acontecimentos políticos em andamento no Brasil. Situação que tem afetado o cotidiano e o contexto nacional referente às profundas mudanças e debates políticos decorrentes da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef e da denúncia de um golpe rompendo a ordem democrática no país. De forma a contribuir para o debate nacional, propomos com essa obra estender nossa perspectiva para a realidade latino-americana, promovendo um olhar mais amplo capaz de aproximar as diversas experiências em curso na região com as particularidades do contexto brasileiro. Elaboramos uma publicação em torno à temática da construção política no continente, do fazer política, a partir da observação e análise de políticas públicas, partidos políticos, governabilidade e crise política, mídia e política, democracia e participação social, entre outros temas relacionados aos processos políticos de disputa pelo poder. Artigos que tratam de particularidades nacionais que, analisadas em âmbito continental, conectam semelhanças e proximidades com as diversas realidades. Um olhar macrorregional que permite dialogar com as experiências vizinhas, ampliar o horizonte de perspectivas e compreender as disputas para além do âmbito nacional, indiscutivelmente conectadas aos contextos continental e global.

 

 

 

 

 

  • 2015 

america latina contemporaneidade

Com as emancipações coloniais, a formação dos Estados Nacionais e a posterior institucionalização das ciências sociais nos diferentes países latino-americanos, cada vez mais vêm se consolidando na região o chamado Pensamento, Teoria e Estudos Latino-americanos. Os textos da presente obra, fruto da produção do corpo discente e docente do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas (CEPPAC, hoje Departamento de Estudos Latino-Americanos - ELA) da Universidade de Brasília (UnB), contribuem para fertilizar ainda mais essa corrente de pensamento. Os países da região passam por um cenário de crise e transformação social. Nesse contexto, os pesquisadores latino-americanistas tem uma oportunidade privilegiada para consolidar uma nova forma de pensar e interpretar as nossas realidades. O material aqui reunido examina, através de diferentes olhares geográficos e interdisciplinares, a conjuntura regional a partir de estudos sócio-históricos, comparados e análises sobre problemáticas contemporâneas.

 

 
 
 
 

 

 

 

  • 2009

americas compartilhadas volume inauguralNestes duzentos anos de independência e consolidação de Estados Nacionais de uma parte das Américas, temas antigos como nações e governos, pensamentos e ideologias, minorias que muitas vezes são maiorias, e temas novos como a globalização e seus efeitos se entrecruzam e se manifestam como parte de uma agenda nacional e regional. O uso do recurso estilístico “Américas (com) partilhadas” é uma analogia para destacar o quanto a ideia de união continental – pensada por lideranças históricas – ainda se mostra na prática como uma utopia. É também um recurso para chamar a atenção sobre as diferenças que representam singularidades de processos históricos. Estas diferenças, porém, quando comparadas podem revelar temas e dilemas compartilhados. Apresentamos este livro como um panorama das ideias, pesquisas e dos interesses que circulam no CEPPAC (hoje Departamento de Estudos Latino-Americanos - ELA). O livro está dividido pelas temáticas das linhas de pesquisa que nos têm caracterizado, Cultura e Identidade, Política Comparada e Processos de Desenvolvimento. Os artigos são, em geral, em co-autoria mostrando o trabalho conjunto de pesquisa entre colegas do Centro, ou entre orientadores e orientandos, ou pesquisadores seniores e juniores, ou até mesmo entre seniores.

 

 

 

 

 

 

Livros publicados/organizados / traduções

Para adquirir os livros ou visualizar em pdf, clicar nas imagens abaixo.

desafios ddhh

economia brasileira brazilian economy variacoes interetnicas

 

interacoes socioculturais cavalcanti

 dicionario migracoes cavalcanti problematicas sociais teofilo da silva   pensando americas caribe pinto igreja

 

nacionalidade etnicidade rco baines

dependencia marxismo seabra

capa desafiando leviatas compressed

livro mexico profundo batalla

fronteiras globalizacao jose luiz bica melo 2020 pensamento social simone rodrigues pinto
capa como hacer ciencias sociales 176x234

bitcoin parana

Capa Frente 16 02 2021

 genocidio indigena livro obind  Capa do livro: GESTÃO DA MORTE E MODOS DE PRODUÇÃO DE MEMÓRIA NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS  Capa do livro: RACISMO ESTRUTURAL: <br>experiências da relação do Estado com afrodescendentes na América Latina
 Ebook A superestrutura da dívida  The Politics of Public Debt: Financialization, Class, and Democracy in  Neoliberal Brazil | Amazon.com.br  Desafios da Consolidação Democrática na América Latina - eBook, Resumo, Ler  Online e PDF - por Edições Câmara  PDF) Untangling industrial policy: ideas and coordination between state and  business. Moisés Balestro & Flavio Gaitán (Org.)

A América Latina frente ao Governo da COVID-19: desigualdades, crises,  resistência | Land Portal 

 

 

 

Capa volume 1 
Caderno de Pesquisa 01 Fechado capa  Libro Movilidad en la frontera: Tijuana como espacio de (re)construcción de  la vida. - CSEM - Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios  reconstruyendo rebuilding 

Difusión del Libro «Democratización, inestabilidad y desigualdades en América  Latina» – Orgs: CRUZ, Danilo Uzêda; RUANO-IBARRA, Elizabeth

Deficiência e trabalho: a percepção do trabalhador com deficiência e a Lei  de Cotas - Editora Dialética     
Os primeiros passos na clínica – Cultura Acadêmica      

 

Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado publicadas

Para adquirir os livros ou visualizar em pdf, clicar nas imagens abaixo.

 gustavodafrotasimoes Mestrado mercosul Mestrado Ciborgues  Medeiros 
 mob mulheres miranda mYRIAMjIMENO  Mestrado FerrazLorena Mestrado Filgueira
 livro francilene rodrigues  responsabilidade social lamontagne  promocao saude rabello
organizacoes politicas ramos
tikunas lopez mpeg amazonia paul little fronteiras da palavra roland legado discurso vargas
impactos discursivos lamontagne entre a lei costa elites trabalho ranincheski  existe indio gay fernandes
 desenvolvimento utopias indigenismo verdum educar profesion mujeres yannoulas  livro daniela alarcon  politicas globais contextos locais marcia vieira 
livro raoni machado  livro mariana simoni  livro turismo brasil havana  Descolonizando 

 

Anais de Eventos

 

jornada