NUREDA
O Núcleo de Referência e Documentação sobre as Américas (NUREDA) possui um acervo físico próprio e disponbiliza links de acesso a bases de dados para pesquisas bibliográficas junto às instituições das quais o Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA) fazem parte. Também disponibilizamos os links de acesso para coleções, bibliotecas e acervos importantes para as Ciências Sociais nas Américas. Conheça mais consultando os acervos a seguir.
Acervo do NUREDA
O acervo bibliográfico do Núcleo de Referência e Documentação sobre as Américas (NUREDA) conta com mais de 1.700 títulos e pode ser acessado clicando na imagem abaixo!
Para a localização de algum título específico, recomendamos a utilização do recurso "Localizar" do programa de planilhas eletrônicas de sua preferência (Excel, Numbers, entre outros). Após a identificação do título desejado, dirija-se às estantes do NUREDA no ELA e utilize o código de catalogação para localização do título na respectiva letra da estante. A retirada do material deverá ser feita junto à secretaria de Pós-Graduação do ELA.
BCE/UnB
Para pesquisas mais abrangentes recomendamos a consulta ao acervo da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Atualmente, atualmente, a BCE disponibiliza diferentes portais de pesquisa a exemplo das "Bibliotecas Digitais", o "Portal de Livros Digitais da UnB"e o Acervo Geral, que podem ser acessados clicando nos links abaixo:
Biblioteca Ayacucho
A Bilbioteca Ayacucho ( (do quéchua "rincão dos mortos") é a iniciativa editorial mais importante da cultura latino-americana e caribenha. Fundada em 1974 como uma homenagem à batalha que em 1824 significou a emancipação política da Nossa América, desde a sua criação tem promovido relações dinâmicas e constantes entre o presente e o passado americano, reavaliando-o criticamente na perspectiva dos nossos dias.
Através das suas 8 coleções - entre as quais se destaca a Coleção Clássica - a Biblioteca Ayacucho mantém vivo o legado cultural do nosso continente, como um grupo adequado para a transformação social, política e cultural dos nossos países e da região.
O Ministério da Cultura do Poder Popular da Venezuela, o CLACSO e a Fundação Biblioteca Ayacucho uniram esforços e vontade para disponibilizar uma seleção de livros da Coleção Clássica em acesso aberto e que os leitores do nosso continente e do mundo possam ter acesso ao melhor de nossas tradições, expressão da vitalidade e pluralidade do pensamento social americano e caribenho.
Biblioteca Virtual do CLACSO
O Repositório Digital do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) é uma iniciativa colaborativa que divulga a produção da rede de centros associados e dos programas CLACSO desde 1998.
Com base no firme objetivo de contribuir para a divulgação da produção acadêmica dos centros e programas associados que compõem o CLACSO, foi criada uma Rede de Bibliotecas Virtuais de forma cooperativa, descentralizada e respeitando a filosofia de acesso aberto. Procura aumentar o impacto dos resultados dessa produção na educação, na pesquisa, nos atores sociais e na sociedade como um todo.
A Biblioteca Virtual CLACSO oferece ao público acesso gratuito e gratuito aos seguintes serviços:
Sala de Leitura com textos digitais completos de artigos, documentos de trabalho, livros, artigos e teses publicados por centros associados e programas CLACSO.
Revistas da rede CLACSO, projeto conjunto CLACSO-Redalyc.
Multimídia com produções audiovisuais, rádios online, arquivos de áudio e coleções fotográficas feitas por centros associados da CLACSO.
Para estes serviços e mais informações, clique na imagem abaixo:
Domínio Público
O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.
Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.
Portal de Periódicos da ANPOCS
O Portal de Periódicos Eletrônicos da ANPOCS é uma iniciativa que visa o desenvolvimento e livre acesso a pesquisa científica relacionada às Ciências Socias, bem como a qualificação dos seus periódicos. Para acessar o portal, clique na imagem abaixo:
Portal de Periódicos da CAPES
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza gratuitamente a pesquisa no seu Portal de Periódicos.
Lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos, o Portal passou a centralizar e otimizar a aquisição desse tipo de conteúdo, por meio da negociação direta com editores internacionais. O acesso ao Portal é gratuito e propicia um serviço fundamental para o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação no país. Para consultar o Portal de Periódicos da CAPES clique na imagem abaixo: