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Da UnB Agência

 

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA REALIZAÇÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE 

1. Solicitação de banca

 

Antes de solicitar a marcação da banca de defesa, recomenda-se à(ao) discente e à(ao) orientadora(or) observarem eventuais pendências no histórico escolar.

 

Se for o caso, encaminhar à secretaria (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), para avaliação da CPGECSA, o formulário de prorrogação de prazo.

 

À(ao) orientadora(or), cabe observar se o formato do trabalho de conclusão está de acordo com a Resolução 01/2022 e se o credenciamento de orientação está vigente e realizar os seguintes procedimentos:

 

1.1. Convidar as(os) integrantes da banca.

1.2. Solicitar banca de defesa ou qualificação no SIGAA, observando o prazo mínimo de 45 dias (em caso de dúvidas consultar manual do docente).

1.3. Encaminhar à secretaria (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) o convite contendo os dados do trabalho e da banca e o formulário de membro externo

1.4. Solicitar cadastro de usuário SEI ao membro externo e orientanda(o).

 

2. Composição da banca:

 

2.1. As bancas deverão apresentar as seguintes composições:

 

a) Defesa de Mestrado: presidida pela(o) orientadora(or), sem direito a julgamento, será composta por dois membros titulares, sendo pelo menos um não vinculado à Universidade de Brasília e por um suplente.

b) Defesa de Doutorado: presidida pela(o) orientadora(or), sem direito a julgamento, será composta por três membros titulares e um suplente. Dentre os membros titulares, um deve ser vinculado à Universidade de Brasília e dois externos à UnB.

 

Observação: as bancas de defesa serão avaliadas pela CPGECsA, conforme Resolução CEPE 80/2021. Assim, pedimos atenção às datas de reunião da Comissão de Pós-Graduação para aprovação da banca de defesa.

 

3. Consolidação da defesa de Mestrado ou Doutorado

 

3.1. Para consolidação da defesa a(o) orientadora(or) deverá:

 

No caso de defesa em formato remoto

 

a) encaminhar para secretaria (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) o arquivo de gravação (orientação para gravar reunião no Teams);

b) gerar a ata de defesa no SIGAA (caminho: ensino -> orientações pós-graduação -> meus orientandos -> listar banca -> produzir ata);

c) completar os dados da banca e o resultado na ata e encaminhar a ata para a secretaria do PPGECsA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

No caso de defesa em formato presencial ou híbrido

 

a) gerar a ata de defesa no SIGAA (caminho: ensino -> orientações pós-graduação -> meus orientandos -> listar banca -> produzir ata);

b) completar os dados da banca e o resultado na ata e encaminhar a ata para a secretaria do PPGECsA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). 

 

Ao final da apresentação da defesa, a ata deverá ser lida para o público e aprovada por todos os membros da banca.

 

4. Procedimentos após defesa

 

4.1. Em caso de aprovação, a(o) discente deverá acessar o SIGAA para encaminhar a versão final do trabalho e os documentos obrigatórios, conforme pág. 40 do manual discente.

 

4.2. Em caso de aprovação com revisão de forma, a(o) orientadora(or) deverá acessar o SIGAA para aprovar ou propor correções ao trabalho encaminhado pela(o) orientanda(o) no prazo proposta para revisão (caminho: ensino ->  orientações pós-graduação -> revisar dissertação/tese).

 

4.3. A(O) discente deverá encaminhar para secretaria (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) o termo de autorização para disponibilidade de tese/dissertação.

 

4.4. O processo de diplomação será realizado no SEI. É necessário a assinatura dos membros externos, orientadora(or), orientanda(o) e coordenadora(or) no relatório de defesa. Além disso, a(o) discente deverá assinar o termo de autorização e a declaração de ciência de propriedade intelectual, esta deverá ser assinada também pelo(a) orientadora(or).

 

4.5. O diploma estará disponível no endereço https://servicos.unb.br/publico/#/validardiploma.